quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Umbu Coletivo Milvus é a nova exposição do CCCEV


O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) realiza no período de 22 de setembro a 19 de outubro na Sala O Arquipélago, 1º andar, a exposição/instalação UMBU – Coletivo Milvus, dos fotógrafos Jorge Aguiar e Tadeu Vilani. Com curadoria de Ricardo Chaves, o Kadão, fotógrafo e editor do Almanaque Gaúcho do jornal Zero Hora, a mostra retrata aspectos sociais, culturais e físicos do bairro Umbu, no município de Alvorada, região Metropolitana de Porto Alegre. O CCCEV, localizado na Rua dos Andradas, 1223, centro da Capital, está aberto ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e no sábado, das 11h às 18h. No dia 21 de setembro, às 19h, ocorre a cerimônia de abertura da exposição.
O trabalho fotográfico documenta momentos do cotidiano dos moradores do Umbu, onde vivem cerca de 20 mil pessoas. O bairro começou a se constituir a partir da ocupação, em 1987, por famílias que não possuiam moradias. Sensíveis e atentos a esta situação de vulnerabilidade social, Jorge Aguiar e Tadeu Vilani registraram com suas máquinas fotográficas, de janeiro a maio deste ano, pessoas, ruas, becos e casas, captando imagens dessa realidade sofrida.

Jorge Aguiar diz, no entanto, que “colocamos um olhar mais poético e lúdico sobre as pessoas que lá residem e que, apesar das adversidades que enfrentam, possuem muita energia e dignidade, e se permitiram fotografar com muito orgulho”. Já Tadeu Vilani ressalta que foi gratificante perceber o contentamento das pessoas, “pois se sentiram valorizadas, felizes com a presença dos fotógrafos compartilhando momentos de suas vidas”.

As fotografias são monocromáticas (preto e branco) e foram fixadas em 40 sucatas de aparelhos de televisão, dando a ideia de que “tudo passa pela TV, a vida pode ser contada por este veículo de comunicação”, ressalta Aguiar.

O catálogo da mostra contempla fotografias e textos de Jorge Aguiar, Tadeu Vilani, bem como depoimentos do fotógrafo Ricardo Chaves e do fotógrafo francês Olivier Perrot, que já esteve em Alvorada e conhece o bairro Umbu. Faz parte da mostra o vídeo documentário UMBU, em edição inédita, com depoimentos de moradores da vila.

Este evento marca o início de uma nova trajetória das políticas sociais e culturais do Grupo CEEE, a partir da criação da Coordenadoria Sociocultural em agosto de 2011, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.

Sobre Jorge Aguiar – Natural de Porto Alegre, possui 35 anos de Fotojornalismo. Há 15 anos desenvolve o projeto Luz Reveladora Photo da Lata, ministrando oficinas pinhole a jovens e adultos em áreas de vulnerabilidades sociais. Prêmios: VI Bienal de Fotografia Europa 83; Fédération Internationale de L´art Photographique; Cidade: Réus – Espanha; Instituto Cultural Judaico Marc Chagall; Salão nacional de fotografia Racismo e discriminação; Prêmio Direitos Humanos Unesco em 2003 - projeto Photo da lata. Exposições: “Olhar Mágico Realidade Periférica” - Biblioteca de Documentação de Artes Contemporânea da Universidade Paris X – França. Residência artística na periferia de Paris na cidade de Nanterre. Convidado do governo de Nanterre/França na Participação das comemorações do ano do Brasil na França em 2005; Exposição “Déja Vú Peripherie” periferia da Europa, na Livraria Cultura em Porto Alegre 2010; 3ª Bienal B de Porto Alegre em 2010 - “ Imagens Ancestrais” - Exposição no Museu Julio de Castilhos.

Sobre Tadeu Vilani - Atua há 15 anos no fotojornalismo. Realizou exposições fotográficas no Brasil, Argentina, Portugal, Itália e Polónia, com temáticas referentes às imigrações que formam o estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Tadeu foi vencedor de vários prêmios, entre quais, o maior prêmio de fotografia do Brasil em 2011 – Prêmio Fundação Conrado Wessel de Artes, com o ensaio “TV P&B”.

Um comentário:

  1. Parabéns Jorge e Tadeu por mais este maravilhoso trabalho.Com certeza irei visitar esta maravilhosa exposição que retrata um lugar pelo qual criei grande um enorme respeito.

    ResponderExcluir