O Espaço


O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo é mantido e gerenciado pela Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), uma empresa do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.


Fachada
O prédio, conhecido como "Força e Luz", foi construído entre os anos de 1926 e 1928 pelo engenheiro Adolfo Stern, e inaugurado em 30 de abril de 1929. Ao todo, são 2.775 m² de área construída em plena rua dos Andradas, região central de Porto Alegre.


Entre 1916 e 1927 fora sede do famoso Clube dos Caçadores, ponto de encontro obrigatório de políticos e intelectuais, com entrada, porém pela Rua Andrade Neves. Por ser utilizado nesse período também como casa de jogos, foi cognominado “Palácio das Lágrimas”, devido ao choro dos apostadores que perdiam seu dinheiro no clube.

Em estilo eclético, mas com influência francesa do início do século XX, o edifício foi tombado em 1994 pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do RS.

A reciclagem do edifício, integralmente patrocinada pela CEEE, através da Lei de Incentivo à Cultura, custou R$ 4,4 milhões e durou 2 anos. Tendo o arquiteto Flávio Kiefer como responsável, a obra proporciona acessibilidade universal aos usuários. Quatro plataformas elevatórias e um elevador portátil garantem liberdade a cadeirantes e pessoas portadoras de deficiência. Nestes anos de vida, um incontável número de reformas haviam descaracterizado o interior da obra. Com a reciclagem, apenas o 5º e o 6º andar preservaram o traçado original, já que as pequenas salas foram destinadas à administração do Centro Cultural. Alguns detalhes enriquecem ainda mais o prédio, como os gradis de ferro nas sacadas em estilo art-noveaux e o mármore de Carrara, que reveste as escadas e o saguão de entrada. A segurança também foi priorizada pelo arquiteto, que garantiu um sistema integrado de prevenção a incêndios, com sprinklers, escadas internas pressurizadas e saída de emergência para a rua dos Andradas, através de um túnel que atravessa o prédio. Além deste itens, o espaço foi totalmente climatizado nos seis andares e possui geradores de energia próprios, garantindo mais segurança e tranqüilidade em todos os eventos. Ao todo são seis andares de pura cultura e energia: 



ESPAÇOS

1º andar:
Sala O Arquipélago
Espaço Institucional

Cafeteria (Mezanino)
Sala O Arquipélago - 1º nível
Sala O Arquipélago - 2º nível
Cafeteria - Mezanino


Vitrô do 1º andar
2º andar:
Museu da Eletricidade do RS


3º andar:
Sala Memorial Erico Verissimo
Sala Anexa

4º andar:
Auditório Barbosa Lessa
Sala O Retrato

5º andar:
Administração

6º andar:
Sala de Cursos e Oficinas

Biblioteca O Continente

*Fotos de Beto Rodrigues


Localização
Rua dos Andradas,1223 - Centro Histórico
Porto Alegre/RS
Fones: (51) 3228-9710 e 3221-6872
e-mail: cccev@cccev.com.br
www.cccev.com.br