sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Thiago de Mello em noite especial


Thiago de Mello: "Só uma coisa fica proibida: amar sem amor"


O poeta Thiago de Mello foi a grande atração do projeto institucional Quarta Tem Sarau na Quarto – Meus Poemas Sou Eu Escrito, edição especial realizada na quinta-feira, dia 1º de setembro, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. O evento teve a coordenação do poeta Renato de Mattos Motta, e o acompanhamento musical de Fernando Menegotto e Paulo Accurso.

O público vibrou com as histórias contadas pelo mais famoso poeta amazonense, que está com 85 anos e conta com muita vitalidade e uma memória privilegiada. Thiago de Mello discorreu sobre a sua infância, dos tempos de escola, dos primeiros passos na leitura, da sua primeira professora chamada Aurélia, que até hoje lhe pergunta sobre o que anda lendo. Falou dos tempos de exílio (1964-1985), em que morou no Chile, Argentina, Portugal, França e Alemanha, dos amores e dos dissabores da vida, em forma de relato ou de poesia. Recitou poemas seus, deixando aqueles que o escutavam gratificados.


Como cidadão brasileiro sua posição “é de esperança”. Thiago costuma dizer que entre a utopia e o apocalipse, escolheu a utopia. “Utopia é sonhar com os pés fincados na realidade de que é possível sonhar”, ressalta. O poeta disse recentemente em entrevista no centro do país que acredita ser de responsabilidade do escritor, seja com seu conto, seu poema, seu romance, servir à vida. Para aqueles que usam a palavra falada e escrita, o poeta reiterou que é preciso adotar uma linguagem acessível, para que ela penetre e crie a consciência de que cada um pode fazer a sua parte.

Na noite em que compartilhou com os gaúchos um grande momento poético, Thiago ao ser entrevistado por uma rede de televisão enfatizou a importância de promover e facilitar a leitura ao povo brasileiro, principalmente para o público infanto-juvenil. E neste contexto salientou que as feiras de livros, como a de Santa Cruz do Sul 2011, em que foi escolhido patrono, são fundamentais neste processo de formação do conhecimento. Destacou que a literatura produzida no Rio Grande do Sul tem dado ao longo do tempo significativa contribuição neste sentido, citando escritores e poetas como Erico Verissimo, Josué Guimarães, Mário Quintana, Moacir Scliar, Maria Carpi, Fabricio Carpinejar, entre outros.



Foto 3: Regina Ungaretti deu livros a Thiago de Mello
Foto 4: Poeta Daniela Damaris e Renato de Mattos Motta leram Os Estatutos do Homem
Foto 5: Thiago confraternizou com poetas e escritores gaúchos
Foto 6: Músicos abrilhantaram o encontro

Fotos de Paulo Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário