terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ivo Bender - O Senhor das Letras está no mezanino do CCCEV

A exposição Ivo Bender – O Senhor das Letras será inaugurada nesta quarta-feira, dia 7 de setembro, às 16h30min., no mezanino do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – CCCEV – localizado à Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre. A curadoria é de Raquel Pilger e Betha Medeiros. A promoção é do Grupo CEEE, através do CCCEV. A programação terá início às 16h, no auditório da instituição, 4º andar, com a exibição do documentário Entrenós – curta-metragem de 15 minuntos – que narra a vida e obra de Bender, considerado o mais importante dramaturgo gaúcho em atividade – por artistas, admiradores e amigos, em um sensível homenagem a este homem de teatro que completou 75 anos de vida e 50 dedicados à arte de escrever para o palco.

A Mostra, que integra o 18º Porto Alegre Em Cena (6 a 27 de setembro), celebra os 50 anos de carreira do escritor, dramaturgo, tradutor e professor gaúcho Ivo Bender. O objetivo é apresentar a diversidade de sua obra na qual é possível verificar a fluência de sua escrita que transita, com liberdade, tanto pelo texto dramático nas diferentes fases experimentadas pelo autor – tragédia e comédia, realismo fantástico e teatro político, musical e teatro infantil –, quanto pelo ensaio e pela prosa.


Sobre Ivo Cláudio Bender – Natural de São Leopoldo, onde nasceu no ano de 1936. É um dramaturgo e tradutor brasileiro, que reside na cidade de Porto Alegre. Suas peças, algumas traduzidas para o inglês e para o alemão, são caracterizadas pela crítica social, pelo humor e pelo recurso ao fantástico. Influenciado pelo teatro do absurdo, começou a escrever peças na década de 1960. Sua primeira peça, As Cartas Marcadas ou Os Assassinos, foi escrita quando ele ainda era um estudante do Instituto de Letras da Ufrgs, em 1961.



Nenhum comentário:

Postar um comentário