terça-feira, 6 de setembro de 2011

18º Porto Alegre Em Cena inicias suas oficinas


Oficina de dramaturgia: Criação e análise das estratégias dramatúrgicas empregadas na construção de poéticas contemporâneas
Com Roberto Alvim – SP

A oficina é um espaço dedicado à análise das obras de grandes dramaturgos contemporâneos e à criação de textos originais por parte de cada um dos participantes. Levando em conta a obra de teóricos como Peter Szondi, Jean-Pierre Ryngaert e Hans-Thies Lehmann, será proposta uma discussão a respeito da “Crise do Drama” e das tentativas dramatúrgicas para a criação de novas poéticas. Roberto Alvim escreveu e dirigiu mais de 20 peças teatrais, encenadas em diversos países. Além de várias indicações aos mais importantes prêmios do nosso teatro, recebeu o Prêmio Bravo! em 2009, sendo um importante nome do pensamento teatral brasileiro.
Quando: dias 6, 7, 8 e 10, das 14h às 18h / Número de vagas: 15 / Público alvo: dramaturgos e escritores
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo


O lugar do texto no teatro contemporâneo
Com Moacir Chaves – RJ

O diretor dos espetáculos A lua vem da Ásia e Labirinto, um dos mais conceituados do país, Moacir Chaves abordará em sua oficina o conceito de ação para o ator, independente do enredo ou da ação dramática e a percepção da musicalidade intrínseca às falas do texto dramático, independente da noção de personagem. Em pauta, questões relevantes ao teatro contemporâneo: O que é um texto de teatro hoje? O que o caracterizaria? Qual a importância e o significado da fala do ator em cena?
Quando: de 7 a 10, das 10 às 14h / Número de vagas: 30 / Público alvo: atores, diretores, dramaturgos, estudantes de teatro e literatura.
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo


Oficina de performance negra
Com Márcio Meirelles – BA

A oficina se destina a atores interessados em descobrir uma forma de atuação ligada às raízes afro-brasileiras e sua incidência na criação cênica do Brasil. A partir dos ritmos e movimentos ligados às tradições religiosas de matriz africana, serão esboçados personagens e situações usando o método de trabalho desenvolvido pelo encenador Márcio Meirelles com o célebre Bando de Teatro Olodum, de Salvador, Bahia. O encontro conta com a participação do percussionista Oná Abyàse e da atriz Pâmela Amaro, que irá conduzir a vivência de dança afro-brasileira
Quando: de 7 a 10, das 14h30 às 18h30 / Número de vagas: 20 / Público alvo: atores, bailarinos, estudantes e professores interessados em rituais afro-brasileiros.
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário