terça-feira, 6 de setembro de 2011

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo promove mais um sarau Poetas Iluminadas

Acontece, excepcionalmente, dia 08 de setembro, às 19h, a apresentação do Quarta Tem Sarau no Quarto – Poetas Iluminadas, projeto institucional do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, em parceria com a cantora, poeta e jornalista Angélica Rizzi, que recebe para um bate-papo a artista circense Débora Rodrigues. A entrada é franca.

O evento é realizado na sala O Retrato, 4º andar do CCCEV (Andradas, 1223), Centro Histórico de Porto Alegre. Excepcionalmente, esta edição será realizada na quinta-feira, em decorrência do feriado nacional do dia 07 de setembro.

O sarau Poetas Iluminadas ocorre na primeira quarta-feira de cada mês, sempre homenageando uma figura feminina que foi ou é destaque nos mais variados campos das artes. Além da audição de canções, a artista fará uso de recursos audiovisuais e de outras técnicas que visam a favorecer a interação com o público, de modo a sensibilizá-lo para questões pertinentes ao universo feminino.

Sobre Débora Rodrigues - Atriz formada pelo Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS e pela Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro. Atualmente, a artista é uma referência nacional no ensino e na prática de técnicas de tecido aéreo, trapézio fixo e lira.

Atuou nos espetáculos O Hipnotizador de Jacarés (2006-2007), Circo Eletrônico (2003-2006), A Fechadura e a Chave (2003-2004), Cyrano nas Nuvens (2002-2003), Cabaré (2002 – 2003) e Pão e Circo (2001- 2003). Foi dirigida por Douglas Salles em Luzes do Infinito (1998) e por Zé Adão Barbosa em A Noite da Meia Noite (1994). Com o diretor José Renato Leão, atuou em Fada Lua Crescente (1991) e Flor de Maio (1990).

Débora ensina as técnicas de tecido aéreo, trapézio fixo e lira no Circo Girassol desde 2001, tendo instruído dezenas de alunos que hoje atuam na arte circense. Ficou nacionalmente conhecida por sua participação no programa Circo do Faustão, como instrutora do ator Alexandre Slaviero, finalista do programa.

Sobre Angélica Rizzi - Inspirada por clássicos como Dostoievski, Balzac, Stendhal e Rilke, apresentou sua poesia lírica em versos (coleção Arco-íris Poético, 2002, Imprensa Livre) intitulados Parando para Pensar; Poesia para Todos; Prisioneiro da Paixão; Palavras e Existir, nos quais abordou temas como amor e paixão, fruto de suas vivências e reflexões. Seu poema Prisioneiro da Paixão foi transformado em sarau musical em 2004 e apresentado em livrarias de Porto Alegre-RS.

Em 2009 lançou o livro infantil, Manoelito o Palhaço Tristonho, na 55º Feira do Livro de Porto Alegre, em versão bilíngüe, com escrita de sinais para surdos (sign writing). Em novembro de 2010, durante a 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, lançou seu segundo livro infantil, Sol e as Ovelhas, com escrita de sinais para surdos (sign writing) e ilustrações de Auracebio de Souza Pereira. Ainda nesse ano, lança, no dia três de dezembro, na Palavraria, seu primeiro livro de contos, Clube dos Solitários (Giz Editorial), no qual tematiza sobre a solidão e a busca da liberdade.

Desde novembro de 2010 realiza em diversos espaços culturais da cidade seu Sarau Itinerante Poetas Iluminados, no qual apresenta releituras das canções e poemas do universo beat em homenagem ao escritor Jack Kerouac,que serviu de inspiração ao seu último livro.


Débora Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário