segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Poeta Thiago de Mello estará presente em Sarau Poético do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo


O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) começa o mês de setembro com uma programação que irá mobilizar o público que aprecia as atividades culturais, em especial o segmento da poesia. No dia 1º de setembro, quinta-feira, haverá uma edição especial do projeto institucional Quarta Tem Sarau no Quarto, que trará à Porto Alegre o poeta amazonense Thiago de Mello, 85 anos.

A iniciativa faz parte do projeto Quarta Tem Sarau no Quarto – Meus Poemas Sou Eu Escrito que realizará uma edição que ocorre dia 1º de setembro (quinta-feira), às 19h, no Auditório Barbosa Lessa, 4º andar. A coordenação é do poeta Renato de Mattos Motta, acompanhado dos músicos Paulo Accurso e Fernando Menegotto, com parceria do CCCEV.


Sobre Amadeu Thiago de Mello

Nasceu no dia 30 de Março de 1926. É um dos poetas mais influentes e respeitados no Brasil, reconhecido como um ícone da literatura regional. Tem obras traduzidas para mais de trinta idiomas. Preso durante a ditadura (1964-1985), exilou-se no Chile, encontrando em Pablo Neruda um amigo e colaborador. Um traduziu a obra do outro e Neruda escreveu ensaios sobre o amigo. No exílio, morou na Argentina, Chile, Portugal, França, Alemanha. Com o fim do regime militar, voltou à sua cidade natal, Barreirinha, onde vive até hoje. Seu poema mais conhecido é Os Estatutos do Homem, onde o poeta chama a atenção do leitor para os valores simples da natureza humana. Seu livro Poesia Comprometida com a Minha e a Tua Vida rendeu-lhe, em 1975, ainda durante o regime militar, prêmio concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e tornou-o conhecido internacionalmente como um intelectual engajado na luta pelos Direitos Humanos.


Sobre Renato de Mattos Motta

Publicitário, poeta, artista plástico e quadrinista porto-alegrense. Publicou Pau de Poemas, álbum de poesias ilustradas em xilogravura (1987); em 2002, publica pela WS Editor “Salamanca” – quadrinhos; em 2008, lançou Fotopoemas e a coleção Fogo do Verbo – caixas de fósforos com diversos poetas. Em 2009 e 2010, apresentou o sarau Poesia Ponto Com.


Sobre Fernando Menegotto

Integrante do Coral do Instituto Cultural Brasileiro Norte Americano (ICBNA) – 1978/1979 – Porto Alegre; Participação como cantor e ator na peça A Casa da Suplicação, de Dilan Camargo (1979); Compositor da trilha da peça Escondida na Calcinha, de Márcia do Canto e Valkíria Grehs – 1987; Foi professor do projeto MIA – Música Instrumental Aplicada – 2002/2006 – no estado de Mato Grosso. Integrou as bandas No Fio da Navalha (2008-2009) e Qualquer dia… Lembro o Nome (2010).


Sobre Paulo Accurso

Bacharel em Comunicação Social e Marketing. Participa como músico dos grupos Catedral, Tempo Alegre e Zambê. Como percussionista exótico, teve a oportunidade de participar por sete anos da Orquestra de Sopros Eintracht, por um ano da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, Quinteto de Sopros da OSNH, com o Coral Municipal de Novo Hamburgo, Coral União de Campo Bom, e o Coral Porteira Velha de Novo Hamburgo.

Um comentário: