sexta-feira, 1 de março de 2013

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo retoma prática da tango de salão


O CCCEV retoma neste sábado (02) a prática semanal de tango de salão, nos moldes da cultura de Buenos Aires, onde qualquer pessoa pode entrar no salão e participar da dança. Os eventos serão realizados sempre aos sábados, das 15 às 18 horas. O acesso é gratuito.
A iniciativa conta com a organização de Cláudia Henn, Jacques Loureiro da Silva, Daniel Weinmann e Laura Rosa, em parceria com o CCCEV. O objetivo dos idealizados da proposta, que iniciou no ano passado, é disseminar a cultura tanguera através de práticas livres. Informações pelo telefone (51) 3226.7974.
 Um pouco da história do Tango:
Originariamente, o tango nasce no final do século XIX de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires. Esteve associado desde o princípio com bordeis e cabarés, âmbito de contenção da população imigrante massivamente masculina. Como inicialmente, somente prostitutas aceitariam esse baile, no começo dessa prática era comum que o tango fosse dançado por um casal de homens.
 Mas, o tango como dança não se limitou às zonas baixas ou a seus ambientes próximos. Estendeu-se também aos bairros proletários e passou a ser aceito "nas melhores famílias", principalmente depois que a dança teve sucesso na Europa.
A melodia provinha de flauta, violino e violão, sendo que a flauta foi posteriormente substituída pelo "bandoneón" (espécie de sanfona). Os imigrantes acrescentaram ainda todo o seu ar nostálgico e melancólico e desse modo o tango foi crescendo.
Carlos Gardel foi o inventor do tango-canção. Falecido em 1935, aos 45 anos de idade um acidente aéreo, ele foi o grande divulgador do tango no exterior. Nos anos 60, porém, o gênero foi ignorado fora da Argentina. Ressurgiu renovado por Astor Piazzolla, quem lhe deu uma nova perspectiva, rompendo com os esquemas do tango clássico.
 O tango, nos dias de hoje, tornou-se um elemento identificatório da alma portenha e em permanentes manifestações espalhadas por todo Buenos Aires.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário