quarta-feira, 20 de março de 2013

A abertura do Projeto Legado Açoriano – Povoamento, Cultura e Tradição


Exposições, oficinas, danças e saraus integram o projeto Legado Açoriano  –  Povoamento, Cultura e Tradição e ocupam as salas da casa no Centro Histórico da capital gaúcha até o dia 04 de maio
Em homenagem à Semana de Aniversário pelos 241 anos de Porto Alegre, a partir desta quarta-feira, 20, o público pode conferir duas exposições no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), atividades que integram o projeto Legado Açoriano – Povoamento, Cultura e Tradição. As atrações, organizadas em conjunto com o Instituto Cultural Português pelas comemorações do ano de Portugal no Brasil, resgatam os traços culturais de influência açoriana do povo gaúcho e envolvem atividades diversificadas, incluindo, além das duas mostras, oficinas, saraus, lançamento de livro e apresentações de dança.

Catarina Branco, artista da exposição "Fez-se Luz", que utiliza confetes coloridos de papel


Obra utiliza o chão da sala "O Arquipélago"


Exposição pode ser visitada até 04 de maio


Abertura do projeto, dia 19, no Auditório Barbosa Lessa


Exposição Destinos d'Além Mar: as imagens do fotógrafo gaúcho 
Rodrigo Schneider, feitas em Lisboa e Ponta Delgada


Curadoria é de Fátima Mota

Fotos: Guga Marques / Comunicação Grupo CEEE

Outras atividades que integram o projeto
 
Na quarta-feira ainda (20), às 18 horas, na sala “Noé de Mello Freitas”, Catarina Branco fala  sobre o seu trabalho e a sua técnica de criação.
 
No sábado, dia 23, das 10 às 12 horas e das 14h30 às 18 horas, serão realizadas oficinas de danças açorianas, com Ronete Esteves Elias. As vagas são limitadas e o ingresso é um quilo de alimento não perecível.

Na quarta-feira, 27, às 19h30, o Sarau no Quarto, um projeto que acontece mensalmente no CCCEV, agrega-se ao Legado Açoriano em uma edição especial com o tema Canta e Conta Portugal, em homenagem ao poeta Vitorino Nemésio, com participação especial de Luís Ramos. O ingresso ao espetáculo aberto, no Auditório Barbosa Lessa, também é um quilo de alimento não perecível.
 
Nesse mesmo dia, antes do ínício do sarau, às 18 horas, ocorre a sessão solene de louvor das cidades geminadas Porto Alegre e Ribeira Grande e o lançamento do livro de poesias de dez poetas das duas localidades, cinco de Porto Alegre e cinco de Açores. A obra é uma homenagem aos 241 anos da capital gaúcha.
 
No dia 06 de maio, ocorre uma oficina especial de releitura da obra de Catarina Branco, destina às crianças de escolas públicas que tiverem realizado a visita guiada à exposição. O material utilizado nessa atividade será o mesmo exibido na obra de chão realizada pela artista portuguesa. Os professores interessados em trazer grupos à oficina deverão inscrever-se para o painel do dia 20 de março, com Catarina Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário