quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sentimentos da Grécia no CCCEV


Safo de Lesbos

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) promove na noite da próxima quarta-feira, dia 11 de abril, o evento Quarta Tem Sarau no Quarto - Sentimentos da Grécia, apresentado pela poetisa Daniela Damaris. Com início marcado para as 19h, na sala O Retrato, 4º andar, o sarau homenageará Safo de Lesbos (séc. VII a.C.) 

Nascida entre 630 e 612 a.C., Safo de Lesbos foi muito respeitada e apreciada durante a Antiguidade, sendo considerada "a décima musa". No entanto, sua poesia, devido ao conteúdo erótico, sofreu censura na Idade Média por parte dos monges copistas, e o que restou de sua obra foram escassos fragmentos.

O convidado para um bate-papo com Daniela Damaris sobre Safo de Lesbos será o professor de Grego antigo e literatura da Grécia antiga, Odi Alexander Rocha da Silva. Especialista em Literatura Comparada, é Mestrando em Teoria da Literatura pela PUCRS.
  
Sobre Daniela Damaris – Natural de Agudo, reside atualmente em Porto Alegre. Formada em Letras – Português e Literatura, e mestranda do curso de Teoria da Literatura da PUCRS, onde se dedica à pesquisa e análise da obra do poeta Élvio Vargas. Professora na área de Letras (português, literatura, inglês, redação). É poetisa, autora de Lótus (Alcance, 2010), Cais de Cítara (Pradense, 2011) e participa das antologias 2ºs Jogos Florais do Século XXI (aBrace, 2010) e VI Prêmio Valdeck Almeida de Jesus de Poesia (Bahia, 2011). Foi premiada com menção honrosa com o poema Soturna Conjuntura (Montevidéu, 2010), primeiro lugar com Monólogo (Petrópolis, RJ, 2010), quarto lugar com Soutache e Papiros (São Paulo, 2011) e classificação com Dueto Urbano (Bahia, 2011). Possui o blog artedepoetizar.blogspot.com , em que partilha poemas inéditos de sua autoria, apreciações de suas leituras e atividades culturais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário