quinta-feira, 5 de abril de 2012

CCCEV promove curso de Audiodescrição



O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) e a empresa Mil Palavras – Acessibilidade Cultural promovem, de 14 de abril a 14 de julho, das 9 às 13h, sempre aos sábados, um Curso de Capacitação de Audiodescritores, ministrado por Letícia Schwartz.  O evento aborda a questão da inclusão cultural de pessoas com deficiência visual através da audiodescrição, que é a tradução em palavras de toda e qualquer imagem necessária à compreensão do conteúdo audiovisual por parte de pessoas que estejam definitiva ou temporariamente impossibilitadas de ver.

Segundo Letícia, as diferenças não devem se transformar em barreiras à inclusão de pessoas na sociedade. Para ela, as oportunidades devem ser iguais a todos e “todos nós podemos contribuir para a inclusão social”. A Mil Palavras foi a forma encontrada para tornar realidade esta proposta. “Trabalhamos com aquilo que gostamos e conhecemos melhor: cultura, arte e entretenimento”, complementa a coordenadora da Mil Palavras. A dirigente afirma que o objetivo maior da empresa é traduzir imagens em palavras, para que pessoas com deficiência visual possam compreender obras audiovisuais e compartilhar informações.


A audiodescrição contempla, hoje, um mercado em expansão que envolve cinema, TV, teatro, DVD, exposições, shows, web, desfiles de moda, roteiros turísticos, competições esportivas, entre outros.  No Brasil, existem atualmente mais de 16 milhões de pessoas que, em função da deficiência, são excluídas da vida cultural e, consequentemente, da interação social, do enriquecimento intelectual e das emoções que a arte e a cultura proporcionam.

Novas legislações garantem a ampliação da oferta de serviços nessa área. A audiodescrição na televisão, por exemplo, já é uma exigência legal e a tendência é que novas determinações venham a fazer da acessibilidade um recurso obrigatório em cinemas e teatros. Sendo assim, neste cenário que se vislumbra, é necessária a formação de profissionais na referida área. Inscrições abertas. Informações pelo telefone (51)3226.7974 ou através do email: secretaria@cccev.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário