terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Viva Gasômetro comemora aniversário no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo



O dia 16 de dezembro de 2011 marca o surgimento do Movimento Viva Gasômetro (MVG) e esta data especial será comemorada nesta quarta-feira, dia 21 de dezembro, às 19h, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Andradas, 1223). Na oportunidade, acontecerá a entrega do Troféu Viva Gasômetro para cinco parceiros do Movimento: prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, Nilza Lessa, Escola Porto Alegre (EPA), Vila Chocolatão e Jornal do Centro. 
Criado por Jacqueline Sanchotene, que é a coordenadora do MVG, conta com a colaboração de vizinhos e amigos. Ao longo de seus cinco anos de existência, o Movimento tem se destacado por conquistas alcançadas para o Centro Histórico de Porto Alegre. “Nós não tínhamos ideia de tudo que aconteceria após a nossa primeira manifestação. Naquela manhã de sábado nos reunimos para protestar em torno do lixo acumulado na Praça Júlio Mesquita e hoje, cinco anos depois, lutamos para efetivar nossa principal conquista até o momento: a criação de um Parque no Gasômetro”, destaca Jacqueline.


Agraciados:
- José Fortunati, Prefeito de Porto Alegre, por ter sancionado a emenda que cria o Parque do Gasômetro no Plano Diretor;

- Nilza Lessa - Grande apoiadora e ativista do folclore e do tradicionalismo. É viúva de Barbosa Lessa, um dos baluartes da cultura rio-grandense.

- Escola Porto Alegre (Epa) – Pela parceria em eventos culturais e por alertar sobre o tombamento da Usina de Gás Carbonado. A Escola Municipal Porto Alegre foi criada pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre com o objetivo de cumprir o estabelecido no Estatuto da Crianças e do Adolescente. 

- Vila ChocolatãoPela parceria em atividades culturais. Após cerca de 25 anos vivendo na região central da cidade, cercadas por lixo, praticando a reciclagem em condições insalubres, as mais de 700 pessoas da Vila passaram a morar em casas com água potável, energia elétrica e rede de esgotos, no bairro Morro Santana, desde maio de 2011. 

- Jornal do Centro - Pelo apoio que presta ao Movimento, divulgando as ações desenvolvidas e pelo espaço cedido para a coluna do Viva Gasômetro. Lançado em função da necessidade da região central (40 mil moradores fixos e mais de 400.000 pessoas circulando diariamente) ter um jornal independente, que discutisse as coisas do bairro, sem comprometimento editorial, o Jornal do Centro circulou pela primeira vez em dezembro de 1997.

O Troféu Viva Gasômetro é uma peça exclusiva desenvolvida pela artista plástica Adriana Xaplin.

A história

A primeira manifestação do grupo de moradores aconteceu no dia 16 de dezembro de 2006, quando os integrantes se reuniram na Praça Júlio Mesquita (mais conhecida como a Praça do Aeromóvel) para protestar contra o lixo que era descartado incorretamente no local.

Em 2007, no Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado em 5 de junho – foi realizada a primeira ação cultural. O documentário sobre a vida de José Lutzenberger trouxe lições sobre ecologia, além dos ensinamentos apresentados pela peça de teatro dos garis do DMLU, que mostrou o correto descarte do lixo.

De junho de 2007 a dezembro de 2010 foram realizadas ações culturais no terceiro sábado de cada mês, exceto nos que o clima não colaborou (como a atividade era realizada a céu aberto, em dias de tempestade era preciso cancelar).
Em 2011, o Movimento Viva Gasômetro tem promovido encontros, aos sábados, a partir das 18 horas, na orla do Gasômetro. As pessoas se reúnem para confraternizar, tomar chimarrão e, naturalmente, conversar e discutir sobre assuntos da cidade, especialmente da região central de Porto Alegre. E, três vezes ao ano, são realizadas as ações culturais.


Além das ações, o movimento possui uma forte atuação política, lutando com as autoridades competentes por melhoria no Centro Histórico da capital gaúcha. Uma das principais lutas foi a criação do Parque e do Largo do Gasômetro, sancionada no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre pelo atual prefeito da capital, José Fortunati, em julho de 2010.

Em sua luta por melhorias no bairro, o MVG já conquistou oito bancos, lixeiras, canteiros, mudas de Ipês Amarelos, brinquedos e capina com maior frequencia para a região.

Jacqueline Sanchotene


Nenhum comentário:

Postar um comentário