segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Exposição Luz de Cuba é a nova atração


A exposição Luz de Cuba, da fotógrafa Lisette Guerra, composta por 50 fotografias, em painéis de 80 x 80 cm, poderá ser apreciada no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - CCCEV, na sala O Arquipélago, de 23 de novembro a 21 de dezembro de 2011. A mostra, resultado da parceria entre o CCCEV e a fotógrafa, poderá ser vista de segunda a sexta-feira, das 10 às 19h e aos sábados, das 11 às 18h, na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre. A entrada é franca.
As imagens que o público poderá conferir foram captadas por Lisette em várias localidades do interior de Cuba, que procurou focar as lentes em diferentes paisagens cubanas, que não fossem aqueles tradicionais pontos turísticos da capital Havana, alvo preferido dos turistas. Segundo ela, Cuba, naturalmente, é um cenário para fotografias, pois “parece que estamos dentro de um filme. O elenco, a produção do cenário, do figurino, tudo está em nossa frente, é só clicar”.

Em relação ao aspecto socioeconômico, a fotógrafa afirma existir certo preconceito em nosso país, onde há uma tendência de associar Cuba apenas à imagem da pobreza, o que não concorda, pois afirma que existem belas paisagens na ilha também, onde as pessoas são sensíveis, amigas e alegres, apesar das dificuldades.  Gente que gosta de música e de dança. “Sempre tive curiosidade em conhecer Cuba por ser um país diferente e nostálgico. É um lugar que comove pela aura poética dos casarios antigos, pela natureza exuberante, praias paradisíacas e, principalmente, pela população tão afetuosa e simpática quanto à brasileira”, reitera Lisette.
No catálogo da mostra, o leitor encontrará texto de Ignácio de Loyola Brandão, que se refere ao trabalho de Lisette Guerra como sendo portraitista”, com fotos que revelam afeto e ternura. Segundo ele, se o criador não se apaixona pelos seus personagens, tudo perde a autenticidade. “Como Lisette se entrega, os cubanos se entregaram também. Eis os fragmentos de um país que tem tanto a ver com o Brasil na pele, no cheiro, na musicalidade, na sensualidade e nas cores”, enfatizou Loyola.
A mostra, que tem curadoria de Alfredo Aquino e traz também texto de Sandra Genro, faz parte do projeto de um livro que será lançado em 2012.

Lisette
Sobre Lisette Revoredo Guerra – Natural de Iraí, é formada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda pela Faculdade dos Meios de Comunicação (Famecos) – PUC de Porto Alegre. Trabalhou para o jornal Zero Hora de Porto Alegre (1980 a 2000), fazendo em seu estúdio trabalhos publicitários, moda, retratos e modelos. Desde o começo da carreira tem a preferência em fotografar pessoas. Realizou diversas exposições individuais e suas fotos já foram exibidas New York, Buenos Aires, Roma e nas principais capitais brasileiras. Na área de literatura, é autora dos livros Retrato de Modelo (Jornal Zero Hora e L&PM Editores, 1997), que reúne fotos e entrevistas, feitas por Lisette, do glamouroso mundo da moda; Figurino – uma experiência na Televisão, esta obra em parceria com a figurinista carioca Adriana Leite (Editora Paz e Terra), que mostra, através de fotos e textos, a feitura do figurino de televisão, desde sua criação e execução, até o momento em que as novelas vão ao ar; Em 2010, lançou o livro Pai e Mãe, visão singular de um tema eterno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário