segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo promove lançamento do livro de Luiz Carlos Felizardo



O livro A Fotografia de Luiz Carlos Felizardo, de Luiz Carlos Felizardo, que teve a divulgação de uma edição especial durante o FestFotoPoA em abril de 2011, como parte da homenagem do festival ao fotógrafo gaúcho, será lançado no dia 18 de agosto, às 19 horas, no auditório Barborsa Lessa, 4º andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, localizado à Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre. Na programação do evento está prevista a exibição dos documentários de João Urban (fotógrafo) e Liliana Sulzbach (diretora, roteirista e produtora), às 18 e às 18h30min, respectivamente. O presidente do Grupo CEEE, Sérgio Souza Dias, a primeira-dama do Estado, Sandra Genro, o organizador do FestFoto, Carlos Carvalho e o artista homenageado Luiz Carlos Felizardo participam da solenidade de lançamento do livro.

A obra, patrocinada pelo Grupo CEEE, apresenta fotografias de Luiz Carlos Felizardo, alguns trabalhos em colagem e outros feitos a partir de nanquim sobre celofane. A publicação é estruturada em seis blocos — O Início (até 1984); Um ano com Frederick Sommer (1984-1985); Fotografias (1985-2010); O Sonho e a Ruína (São Miguel das Missões); Em Trânsito; Traquinagens. Cada bloco é apresentado e comentado pelo próprio Felizardo.

Trata-se do primeiro livro em preto e branco feito e impresso em Porto Alegre, que teve todo o processo de produção coordenado pelo próprio autor. Felizardo é um especialista tanto na captação e tratamento de imagens quanto nos processos gráficos para impressão de fotografia em papel. O livro reúne mais de 30 anos de produção de Felizardo e foi realizado seguindo o padrão internacional de livro de arte. Além de 187 fotografias (obtidas a partir de negativos em 35 mm, médio e grande formato), possui trabalhos em colagem e outras “traquinagens” experimentais. “Apesar de ser retrospectivo, o livro revela apenas uma parcela pequena de tudo o que fiz nestas quase quatro décadas de carreira. Até eu fiquei impressionado com o tamanho da minha produção”, ressalta Felizardo.

O livro conta com três textos de análise — Visões e Introvisões de Luiz Carlos Felizardo, desenvolvida pelo escritor e fotógrafo Pedro Afonso Vasquez, que analisa o desenvolvimento da linguagem fotográfica do artista e descreve sua trajetória a partir de aspectos técnicos e poéticos; Já a jornalista e crítica de arte, Paula Ramos escreve sobre as fotografias das ruínas de São Miguel das Missões, no texto O Sonho e a Ruína; O pesquisador e crítico de fotografia Rubens Fernandes Junior dedica-se às imagens captadas em viagens, registradas em formato 35mm, no texto Fotografia e Invenção.

Será comercializado a R$ 120,00, e a edição apresenta uma cronologia, com a indicação de dados biográficos, participação em exposições e a reprodução de fragmentos de textos críticos de época sobre o trabalho de Luiz Carlos Felizardo.

Sobre Luiz Carlos Felizardo - O fotógrafo nasceu em Porto Alegre, em 1949. Estudou música e Arquitetura,na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trabalhou com programação visual e desenho industrial e depois começou na fotografia publicitária. Em 1976, abriu seu próprio estúdio e trabalhou sobre patrimônio histórico gaúcho. Em 1984, foi selecionado para um programa de intercâmbio nos Estados Unidos, onde trabalhou com o fotógrafo Frederick Sommer, em uma experiência que considera fundadora em sua carreira. Felizardo escreve sobre fotografia há décadas e mantém a mais longeva coluna especializada no jornalismo impresso nacional. Especialista em fotografias preto e branco e em imagens captadas em grande formato. Muito reconhecido pelo seu trabalho com paisagem, o autor fez a transição da fotografia analógica para digital com grande propriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário