terça-feira, 19 de abril de 2011

Projeto Cidade das Crianças mostra seus Olhares sobre o Bom Fim

O projeto Cidade das Crianças, realizado no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, inaugura, dia 30 de abril, às 11h, a exposição Olhares das Crianças sobre o Bom Fim, no Museu da Ufrgs – Campus Central, localizado na Av. Osvaldo Aranha, 277. A Mostra reúne fotografias que as crianças fizeram no bairro Bom Fim, suas ruas, cenas, habitantes, prédios, entre outros pequenos detalhes que escolheram para a captação de imagens. A iniciativa integra a exposição Bom Fim, um Bairro, Muitas Histórias, desenvolvida pelo Museu da Ufrgs, que busca resgatar a história de um dos principais bairros de Porto Alegre e está aberta à visitação até o dia 01 de julho de 2011.

Cidade das Crianças é um projeto aberto a crianças de 4 a 11 anos, destinado à realização de experiências artísticas e lúdicas tendo como horizonte a cidade de Porto Alegre. As crianças e seus olhares sobre a cidade - imagens, histórias, narrativas, sons, músicas, brincadeiras, visitas a locais e eventos artísticos e culturais.

A primeira edição do projeto foi realizada de agosto a novembro de 2006, na Oficina de Artes Sapato Florido, Casa de Cultura Mário Quintana. A partir de julho de 2007 o  Cidade das Crianças passou a ser realizado no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Andradas, 1223), em uma parceria consolidada até a atualidade, contando com o apoio do Projeto Monumenta, Fundarte, Zapata Filmes e Bamboletras. Informações no site www.cccev.com.br ou www.museu.ufrgs.br.

Equipe que integra o projeto:
Ana Marta Meira – Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia Social e Institucional/Ufrgs, Doutora em Educação/Ufrgs, integrante do Gearte/Ufrgs. Coordenadora do Projeto Cidade das Crianças, colaboradora do Portal Cultura Infância.
Cecília Dutra – Artista, Graduada em Artes Visuais/Ufpel, Especialista em Artes Visuais/Fotografia/Feevale.
Filipe Furlan – Psicólogo/Ufrgs, Residente em Saúde Coletiva/GHC/RS, Residente na Rede de Saúde Municipal de Cachoeirinha.
Tábita Wittmann – Graduada e Mestranda em Letras/Português e Literaturas de Língua Portuguesa/Ufrgs, Professora de Língua Portuguesa do Projovem Urbano.
Gilvânia Maurício Pontes – Graduada em Pedagogia/UFRN, Mestre em Educação/UFRN, Doutoranda em Educação/Ufrgs, integrante do Paidéia/RN e do Gearte/Ufrgs.
João Paulo Borges - Estudante de Graduação em Psicologia/Ufrgs, Estágio Básico de Psicologia/Ufrgs.
Júlia Soares - Estudante de Graduação em Psicologia/Ufrgs, Estágio Básico de Psicologia/Ufrgs.
Colaboradora: Gabriela Bon – Graduada em Artes Plásticas/História, Teoria e Crítica de Arte/Ufrgs, Especialista em Museologia e Patrimônio Cultural/Ufrgs, Mestranda em Educação/Ufrgs, integrou o Projeto Educativo da Fundação Bienal do Mercosul, integrante do Gearte/Ufrgs.

Moradores do Bom Fim contaram muitas histórias

Quem trabalha no bairro também deu informações às crianças

                                                                          Um bairro de muitos contrastes

                                                                                                Detalhe de uma fachada


Texto e fotos de Paulo Camargo


Nenhum comentário:

Postar um comentário