terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia do Indio terá um mês de comemoração no CCCEV


Darcy Ribeiro  e os indígenas

No mês em que o Brasil comemora o Dia do Indio (19 de abril), o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) programou o evento denominado Abril Indígena, que inicia com a exposição Kadiwéu. Ofayé. Urubu-Ka’apor – Os Índios de Darcy Ribeiro, na sala Memorial Erico Verissimo (3º andar), de 27 de abril a 25 de maio. A Mostra reúde 42 fotos datadas de 1942 a 1949 e inclui cinco fotos dos Ofayé, índios do Mato Grosso do Sul, assinadas por Darcy Ribeiro, constituindo-se no único registro fotográfico da existência da etnia. O trabalho é resultado da parceria entre O CCCEV, o Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (MARS) e o Museu do Índio (MI), do Rio de Janeiro. O trabalho, com curadoria do antropólogo e fotógrafo Milton Guran, é uma realização do MI em parceria com o projeto Brasilidades, do Ministério da Cultura.

Além da exposição, outras atividades estão programadas. dentre elas oficinas de artesanato Kaingang e Guarani, exibição de filmes e vídeos,  e a realização do Seminário Memórias e Patrimônios Culturais Indígenas nas Terras Baixas da América do Sul.

Programação:

Oficina de Artesanato Guarani - dias 27 e 28 de abril, das 9 às 12h, vagas destinadas aos participantes do projeto Pescar, gerenciados pela Coordenadoria de Sustentabilidade da CEEE.

Oficina de Artesanato Kaingang – dia 29 de abril, das 9 às 12h, com vagas destinadas aos participantes do Projeto Pescar. No dia 30 de abril, das 14 às 17h, com 20 vagas destinadas ao público em geral, a partir de 14 anos. Nesta oficina serão enfocadas as técnicas de cestaria Kaingang. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo email: secretaria@cccev.com.br ou pelo telefone (51)3226.7974. Serão fornecidos certificados.


Ciclo de vídeos e filmes, com a temática indígena: de 27 a 30 de abril, sessões às 15h e às 17h.

Filmes

Muita terra para pouco índio? - Documentário corresponde a uma tentativa de apresentar, do modo mais claro e didático possível, a diversidade da vida dos povos indígenas e suas terras no Brasil, e desmontar, apoiando-se em dados, depoimentos e imagens, os argumentos que são usualmente utilizados contra a materialização dos direitos indígenas, atacando o preconceito e os estereótipos que emperram a formulação e desempenho de uma política indigenista afirmativa, e dificultando a garantia dos direitos estabelecidos pela Constituição de 1988. Ano: 2002.
Dia: 27 de abril  Horário: 15 horas  Duração: 22 min.

Índios Urbanos – O documentário de 51 minutos foi produzido em 2003 com apoio da ong Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Amencar ) e retrata a trajetória da comunidade caingangue que deixou a Reserva Indígena de Nonoai para tentar a vida na "cidade grande". Na produção são reveladas as peculiaridades da vida
indígena sob os pontos de vista culturais, sociais, econômicos e políticos, com depoimentos dos caingangues da cidade e habitantes da reserva de Nonoai.
Dia: 27 de abril  Horário: 17 horas  Duração: 51 min.

Wai’ a Rini: O Poder do Sonho – Diretor indígena Divino Tserewahú, do povo Xavante, que registrou a festa do Wai’á - dentro do longo ciclo de cerimônias de iniciação de seu povo, que introduz o jovem na vida espiritual, no contato com as forças sobrenaturais. Filme de 2001.
Dia: 28 de abril   Horário: 15 horas Duração: 48 min.

Brava Gente Brasileira – De Lúcia Murat. Com Diogo Infante, Floriano Peixoto, Luciana Rigueira, Leonardo Villar. A ficção passa-se no atual Mato Grosso do Sul, quando no final do século XVIII, um grupo de portugueses designados para fazer um levantamento topográfico na região do Pantanal se envolve com estupro de índias da tribo kadiwéus, um ramo dos guaicurus. Ano: 2000.
Dia: 28 de abril   Horário: 17 horas   Duração: 104 min.

Duas Aldeias, Uma Caminhada – De Ariel Ortega, Jorge Morinico e Germano Benites. Ganhador do prêmio de melhor filme no ForumDoc/ BH, em 2008, Mokoi Tekoá Petei Jeguatá – Duas Aldeias, Uma Caminhada é um documentário produzido em aldeia Guarani-Mbya. Acompanha através de três jovens guarani o dia-a-dia de duas comunidades unidas pela mesma história, do primeiro contato com os europeus até o intenso convívio com os brancos de hoje. Ano: 2008.
Dia: 29 de abril  Horário: 15 horas  Duração: 63 min.

Yndio do Brasil – De Sylvio Back. Colagem de dezenas de filmes nacionais e estrangeiros de ficção, cinejornais e documentários, revelando como o cinema vê e ouve o índio brasileiro desde quando foi filmado pela primeira vez, em 1912. São imagens surpreendentes, emolduradas por musicas temáticas e poemas, que transportam o espectador a um universo idílico e preconceituoso, religioso e militarizado, cruel e mágico, do índio Brasileiro. Ano: 1985.
Dia: 29 de abril:  Horário: 17 horas  Duração: 70 min.

Mato eles? – De Sérgio Bianchi. Premiado documentário de média-metragem sobre os conflitos de uma reserva indígena no Paraná. O filme narra trechos das histórias de vida de seis personagens (Alfredo, Amanda, Adam, Carlos, Luis e Maria Alice), mostrando a dificuldade de sobrevivência mental e física em meio ao caos da sociedade brasileira, que atinge a todos independentemente da posição social ou da postura assumida. Ano: 1982.
Dia: 30 de abril   Horário: 15 horas  Duração: 34 min.

Corumbiara - Leiloada durante o governo militar, a gleba Corumbiara, no sul de Rondônia, é o cenário, em 1985, de um massacre de índios isolados. Apesar dos visíveis sinais da tentativa de apagar as evidências de sua existência, filmadas pelo documentarista Vincent Carelli, e das denúncias do indigenista da FUNAI Marcelo Santos, o caso é esquecido. Dez anos depois, o encontro de dois índios desconhecidos numa fazenda oferece a primeira oportunidade a Santos e Carelli de retomar o fio desta história, mas revela a continuidade dos crimes contra os povos indígenas. Neste filme, realizado ao longo de mais de 20 anos, abre-se espaço também a uma autocrítica das próprias estratégias indigenistas.
Dia: 30 de abril   Horário: 17 horas  Duração: 117 min.

Toda a programação poderá ser conferida no site http://www.cccev.com.br/ ou no blog http://www.cccev.blogspot.com/.

O Seminário “Memórias e Patrimônios Culturais Indígenas nas Terras Baixas da América do Sul” será realizado nos dias 17,18 e 19 de maio, das 14 às 19 horas. Em breve, serão divulgadas informações sobre este evento.


O quê:  Abril Indígena, que inicia com a exposição Kadiwéu. Ofayé. Urubu-Ka’apor – Os Índios de Darcy Ribeiro.
Quem: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), Museu Antropológico do Rio Grande do Sul (MARS) e o Museu do Índio (MI), do Rio de Janeiro.
Quando: 27 de abril a 25 de maio.
Onde: Auditório Barbosa Lessa, 4º andar, CCCEV, localizado à Rua dos Andradas 1223 – Centro Histórico de Porto Alegre.
Quanto: Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário