terça-feira, 20 de julho de 2010

Última semana da exposição BRASIL - CAMISA BRASILEIRA

Termina neste sábado (24 de julho) a exposição “Brasil Camisa Brasileira”, uma visão pessoal do fotógrafo Gilberto Perin sobre os bastidores do futebol. As 51 fotografias estão no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223 – Porto Alegre – RS) e trazem o resultado de três meses de acompanhamento do G.E. Brasil, quando o clube de Pelotas disputava a Segunda Divisão do Campeonato do Rio Grande do Sul.

Conforme o curador da exposição, Alfredo Aquino, “é um ensaio fotográfico incomum, sobre os bastidores profundos e secretos do futebol mais popular e um tanto mais simples do que aquele que todos vêem na tevê. É sobre as limitações, os dramas humanos dos machucados, dos expulsos, os desconhecidos vestiários modestos e exíguios, sobre as crenças, as superstições, a religiosidade destes trabalhadores que transitam no semi-anonimato, longe dos holofotes do super-espetáculo”.

Além do olhar do fotógrafo Gilberto Perin sobre esse tema, há um aspecto inédito na exposição que invade um espaço atualmente inatingível para torcedores e imprensa especializada. Com isso estão ampliados, nas fotos, os dramas humanos, as paixões, as emoções que os atletas sentem quando estão nos vestiários – antes, durante e depois dos jogos.

O escritor João Gilberto Noll opinou sobre “Brasil Camisa Brasileira”: “Uma das emoções estéticas mais verticais que tive nesses últimos tempos no Rio Grande do Sul deu-se no encontro com o trabalho fotográfico de Gilberto Perin. (...) Na atual mostra, percebemos – um pouco de soslaio, tal um certo pudor diante do nosso choque em meio à atuação das belezas periféricas em cena –, percebemos jogadores de futebol das divisões inferiores em seu intimismo viril, nos pobres vestiários, alguns ensaboados debaixo dos chuveiros, entre confidências discretas, surdas talvez. E as cores, sempre as cores, vivíssimas, tão vivas que sentimos nelas um laivo da mais santa crueldade”.


Brasil Camisa Brasileira
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - Sala O Arquipélago
Rua dos Andradas, 1223 – Porto Alegre – RS
Terça a sexta: 10 às 18 horas
Sábado: 11 às 18 horas
Site: www.gilbertoperin.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário