sexta-feira, 25 de junho de 2010

Exposição no CCCEV irá enfocar migração indígena aos grandes centros urbanos

Pinturas de Irene Ludwig estarão disponíveis para visitação de 27 de junho a 17 de julho. A artista plástica retrata a rotina dos índios no meio urbano
  
A sala O Retrato, no 4º andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), irá sediar, de 27 de junho a 17 de julho, a exposição Sabedoria Nativa, a qual reunirá pinturas de Irene Ludwig sobre o quotidiano das nações indígenas nas grandes cidades, que, embora em liberdade, submetem-se à atmosfera urbana. Os visitantes poderão conferir 20 quadros trabalhados com pincel e espátula, nas dimensões de 20cmx20cm e técnica de óleo sobre tela, e outros 11 em acrílico sobre tela, nas dimensões de 10cmx10cm.

Os silvícolas que deixam sua terra e assumem o asfalto e as calçadas de Porto Alegre como locais de existência desencadeiam uma série de reflexões em Irene. “As raízes permanecem e esse Povo-Natureza, com sua arte, música e olhar distante-presente, fica forte, vivo e livre. Nas calçadas de Porto Alegre, com um processo de transformação, percebo o essencial”, explica a artista plástica.

A idéia para esta exposição surgiu a partir da observação dos índios pelas ruas de Porto Alegre, bem como do trabalho de artesanato desenvolvido por eles. Com mais de 20 anos de carreira, Irene Ludwig participou de diversas mostras coletivas e individuais e conquistou alguns prêmios. Irene fez cursos com Danúbio Gonçalves, Ubirajara Lacava, Carlos Scarinsky, Vera Wildner e Paulo Porcela, entre outros artistas, e suas obras integram diversos acervos do Estado. O horário de visitação do CCCEV é de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h. A entrada é franca.

 Em paralelo, UFRGS organiza fórum sobre temática indígena no CCCEV


 A principal atração será uma tela a base de óleo, confeccionada nas dimensões de 2mx3m, acompanhada pela frase “na música, nas cores, no olhar silencioso, na sua essência, Povo-Natureza permanece no asfalto livre”. Com abertura às 18h do próximo dia 27, a mostra será paralela ao I Fórum Internacional da Temática Indígena, que ocorrerá no CCCEV de 27 a 30 de junho, e à Feira de Artesanato Indígena, que será entre os dias 28 e 30 deste mês, também no Centro Cultural.

 Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS, o Fórum terá abertura a partir das 18h de domingo, no auditório Barbosa Lessa, situado no 4º andar do CCCEV. Em conferências e mesas-redondas, pesquisadores com formação em diversas áreas do conhecimento irão debater sobre aspectos sócio-políticos que permeiam as vivências indígenas no passado e no presente.

 A proposta do evento é ampliar e difundir o conhecimento científico sobre as populações autóctones, a partir da implementação de ações afirmativas. Multiculturalismo, ensino da História e línguas indígenas e o modo como o poder público lida com as demandas dos índios estarão entre os temas discutidos. As inscrições para o Fórum já estão encerradas.

O que: exposição Sabedoria Nativa. 

Quando: de 27 de junho a 17 de julho. 
Onde: sala O Retrato, no 4º andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) – Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico. 
Quanto: entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário