sexta-feira, 9 de abril de 2010

Programação no CCCEV irá relembrar o despertar da consciência ecológica no Brasil

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) irá relembrar, através de debates, exibição de programa do Canal Futura e exposições, o despertar da consciência ecológica no Brasil. Entre os dias 14 e 22 deste mês, coincidindo com o Dia Nacional da Botânica, celebrado a 17 de abril, a programação do CCCEV terá como fio condutor o aniversário de 35 anos da primeira manifestação ecológica nacional, protagonizada pelo engenheiro agrônomo Carlos Alberto Dayrell que, em 25 de fevereiro daquele ano, impediu o corte de uma árvore Tipuana em Porto Alegre, situada na Avenida João Pessoa, em frente à Faculdade de Direito da UFRGS. Naquela data, funcionários da Secretaria Municipal de Obras estavam cortando dezenas de árvores para construir o viaduto Imperatriz Leopoldina.

Reprimido violentamente pela força policial da época, o gesto espontâneo de Carlos Alberto Dayrell, então estudante de engenharia elétrica da UFRGS, de subir em uma árvore para protegê-la das motosserras, foi um marco na luta pela defesa do meio ambiente e aproximou adeptos. A capital gaúcha foi, portanto, pioneira nas ações de defesa ecológica e a iniciativa acarretou na criação da Secretaria do Meio Ambiente de Porto Alegre (Smam) – a primeira do País em nível municipal. O protesto ecológico passou para a posteridade e provocou outras mudanças, como a de considerar, já no projeto, o impacto ambiental que uma obra causará.

No CCCEV, este marco na salvaguarda da vida vegetal será reverenciado à altura de sua importância. No próximo dia 14, às 10h, haverá a abertura da exposição O Despertar da Consciência Ecológica, na qual estará reunida a cobertura jornalística efetuada ao longo dos últimos 35 anos sobre o “caso Carlos Alberto Dayrell”. No dia 15, às 18h, será exibido episódio do programa “Um Pé de Que?”, veiculado há seis anos pelo Canal Futura, com abordagem sobre o caso. Apresentado pela atriz Regina Casé, a exibição de “Um Pé de Que? Tipuana” será seguida por um debate com o jornalista Sérgio Becker (primeiro repórter a chegar ao cenário do protesto de Dayrell) e o agrônomo e fotógrafo Paulo Backes. Em 22 de abril, a partir das 10h, terá início a exposição Ave, Flor – do livro homônimo de poemas de Cleonice Bourscheid, com ilustrações botânicas da artista Anelise Scherer. Com entrada franca, a programação tem realização e curadoria do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e recebe apoio da Fundação Gaia, do Canal Futura, Ar do Tempo e Grupo CEEE.

O que: programação pelo Dia Nacional da Botânica do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo que inclui exposições, debate e exibição de documentário.
Quando: de 14 a 22 de abril. A exposição Ave, Flor ocorre de 22 de abril a 15 de maio.
Onde: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), localizado à Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico.
Quanto: entrada franca.
Observação: no dia 15 de abril, às 18h, será exibido o episódio “Um Pé de Que? Tipuana”, produzido pelo Canal Futura. Em segudia, haverá sessão comentada com participação do jornalista Sérgio Becker e do agrônomo e fotógrafo Paulo Backes.
Curadoria e realização: CCCEV.
Apoio: Fundação Gaia, Canal Futura, Ar do Tempo e Grupo CEEE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário