segunda-feira, 26 de abril de 2010

Oficina de Criação Poética ocorre até junho no CCCEV


Às quartas-feiras, entre 17h e 19h, ocorre no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) a Oficina de Criação Poética, ministrada por Diego Petrarca, Mestre em Teoria Literária (Escrita Criativa) pela PUC-RS. O objetivo do curso é o de promover a prática textual através de exercícios criativos de escrita e sugerir um modo de produção lúdica, de modo a promover a ampliação do campo da criatividade. Até o dia 2 de junho os alunos são estimulados à produção inventiva do texto, a partir de técnicas e exercícios que possam realizar a criação de uma escrita que não seja concebida com as formas convencionais de produção textual. O alunado é convidado a usar a imaginação e o aspecto lúdico na realização de um texto.

Durante a oficina, leitura e produção são recorrentes e modelos de textos são apresentados e debatidos. Autores da produção poética contemporânea que traçaram uma escrita inventiva em suas obras, tanto na forma como na linguagem, são apresentados no decorrer da oficina, a exemplo de Ferreira Gullar, Adélia Prado, Alice Ruiz, Arnaldo Antunes, Jose Paulo Paes, Carlos Vogt, Wally Salomão, Ana Cristina Cesar, Oswald de Andrade, Duda Machado e Haroldo de Campos, ente outros. São apresentados, ainda, autores da prosa com tratamento poético na linguagem, como Caio Fernado Abreu, Clarice Lispector e Rubem Braga.

Premiado em 2002 no concurso Um Olhar sobre Iberê, promovido pela Fundação Iberê Camargo, o ministrante da oficina já integrou antologias na categoria Revelação Literária, do concurso Palco Habitasul, e do concurso Poemas no Ônibus. Diego Petrarca publicou poemas nos jornais Zero Hora, Vaia e O Casulo, na revista da MTV e em sites literários, como o Germina, Mmagazine e Labirinto Literário. Além do CCCEV, realizou oficina preparatória para o concurso Histórias de Trabalho, da Prefeitura de Porto Alegre, e deu aulas de redação aos funcionários da Ouro e Prata, no projeto Pró-Ler, em 2003 e 2004. Em 2008, foi jurado dos concursos Poemas no Ônibus e Açorianos de Literatura. Fique atento à próxima turma da Oficina de Criação Poética, que será formada ainda em 2010. Os interessados podem obter informações adicionais no e-mail cultural@cccev.com.br e nos telefones (51) 3226-7974 e (51) 3226-5342.


Nenhum comentário:

Postar um comentário