sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Hoje é aniversário de sete anos do CCCEV

Nesta quinta-feira, 17 de dezembro, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), celebra seu 7º aniversário. O momento não poderia ser o mais adequado para dividir com todos o reconhecimento que o CCCEV vem angariando no universo cultural do Estado e o prestígio que a iniciativa de enaltecer o saber e as mais diversificadas manifestações culturais, sobretudo gaúchas, confere ao Grupo CEEE. O Rio Grande do Sul, um dos principais pólos culturais do Brasil, merecia um centro cultural que abrigasse expressões variadas, como teatro, música, exposições, lançamentos literários, dança e saraus.
 

O interior do prédio que abriga o CCCEV e o Mergs. Crédito das fotos: Sabrina Lindemann.

De 1º de janeiro a 8 de dezembro de 2009, o CCCEV recebeu mais de 31 mil visitantes, comprovando o reconhecimento do público acerca deste nobre espaço da capital, que ainda sedia, anualmente, uma série de eventos da Feira do Livro de Porto Alegre. Parte da trajetória do Grupo CEEE, empenhado em valorizar a cultura e a memória regional, é apresentada na exposição sensorial de percurso Viagem ao Centro da Luz, em cartaz no CCCEV até 31 de março de 2010. Com farta documentação, a exposição conta a história do prédio Força e Luz, construído entre 1927 e 1929, e que atualmente abriga o CCCEV e o Museu de Eletricidade do Rio Grande do Sul (Mergs), e já abrigou um varietá e a Companhia de Energia Elétrica Rio-Grandense (CEERG), a partir de 1929, quando recebeu a inscrição Força e Luz em sua fachada.
 
Da década de 70 até 1998, o prédio operava como agência de pagamentos de contas de luz e abrigava serviços administrativos da empresa, tendo retomado seu funcionamento após a restauração do edifício, em 2002, com patrocínio integral do Grupo CEEE, através da Lei de Incentivo à Cultura. De 20 de dezembro a 5 de janeiro, o CCCEV estará em recesso. Em janeiro e fevereiro, as atividades acontecem em horário alternativo: de segundas a sexta-feiras, das 10h às 19h. O CCCEV fica na Andradas, 1223, no Centro Histórico da Capital.
 
"Imaginou-se então uma mostra em local ideal, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, que vem construindo uma série de exposições criteriosamente escolhidas e muito bem montadas, especialmente em fotografia de autoria". (Alfredo Aquino, artista plástico e escritor)

"Aproveito a oportunidade para elogiar o impecável trabalho que o grupo realiza em todos os eventos promovidos pela casa. Sou admiradora do espaço e toda vez que estou aí sinto-me feliz como se estivesse na casa de grandes amigos. E estou. Parabéns e que sigam com esta garra e profissionalismo sempre. (Maira Knop, Relações Públicas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário