sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Estaremos em recesso de 20 de dezembro a 5 de janeiro

Esta semana é a última oportunidade, em 2009, para conferir as mostras Gráfica Gaúcha III: independentes e novíssimos e Viagem ao Centro da Luz. Ambas as exposições irão permanecer no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) até o dia 19 deste mês, com horário de visitação de terça a sexta-feira, das 10h às 19h, e no sábado, das 11h às 18h. De 20 de dezembro a 5 de janeiro, o CCCEV estará em período de recesso, retornando suas atividades em horário alternativo, de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, nos meses de janeiro e fevereiro.

Patrocinada pelo Grupo CEEE e realizada em três etapas desde 2007, o projeto consiste no mapeamento da produção gráfica no Estado e tem o propósito de divulgar os trabalhos de jovens artistas do Rio Grande do Sul que utilizam técnicas de gravura tais como litografia, xilogravura, gravura em metal e serigrafia. Sucesso de público e crítica no ano de 2009, a exposição, que inicialmente se estenderia até 16 de dezembro, foi prorrogada e, após o período de recesso, estará no CCCEV até 29 de janeiro de 2010. A terceira e última etapa tem como objetivo dar continuidade aos eventos anteriores, respectivamente intitulados A Gravura Artística no Rio Grande do Sul (1910-1980) e Produção Contemporânea: instituições e grupos, os quais enfocaram os artistas gráficos relevantes para a história da gravura gaúcha e homenagearam nomes consagrados como Xico Stockinger, Plínio Bernhardt e Iberê Camargo, entre outros. A curadoria de Gráfica Gaúcha está a cargo da artista plástica Anico Herskovits, que possui um sólido conhecimento técnico e histórico sobre o tema e é uma das principais gravadoras em atividade na arte brasileira contemporânea. Gráfica Gaúcha I e II foram escolhidas entre as quatro melhores exposições coletivas nos anos de 2007 e 2008, sendo indicadas ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas, em 2008 e 2009.



Gravura em metal de Marcelo Soares

Outra atração patrocinada pelo Grupo CEEE é a exposição sensorial de percurso Viagem ao Centro da Luz, que também poderá ser conferida até amanhã e que, após o recesso, prosseguirá no CCCEV até 31 de março de 2010. Visitada por mais de 600 pessoas desde o dia de sua inaguração, em 24 de novembro, Viagem ao Centro da Luz conta a história do Centro Histórico de Porto Alegre a partir de onde principia o desenvolvimento: a iluminação pública e as fontes de energia. Realizada pelo CCCEV e pelo Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul (Mergs), a exposição conduz o visitante por 180 anos da história porto-alegrense, o que abrange, além da iluminação e da eletricidade, os costumes, a estética, a cultura, a literatura e a publicidade, somados a locuções de rádio e músicas característicos de cada período histórico.


O Mercado Público de Porto Alegre, que neste ano completou 140 anos de existência, é homenageado na exposição Viagem ao Centro da Luz. A foto é de 1880. Crédito: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa.

"Vocês estão mesmo de parabéns, fazer tantas atividades e tão bem, com uma equipe tão pequena". (Anico Herskovitz, artista plástica, professora de artes e curadora da exposição Gráfica Gaúcha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário