terça-feira, 16 de julho de 2013

Crônica é a pauta do Projeto Literatura Grande do Sul no dia 20 de julho

A atividade reúne os escritores Rubem Penz e Luis Fernando Verissimo

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) e a Associação Gaúcha de Escritores (AGES) realizam, no sábado, 20 de julho, mais uma edição da atividade que objetiva valorizar a literatura do Rio Grande do Sul e apresentar ao público novos escritores. No evento das 11 horas, que é gratuito, Rubem Penz apresenta Luis Fernando Verissimo e a pauta do encontro é a crônica. À tarde, das 14 às 17 horas, acontece a oficina literária de Crônica, com Rubem Penz. Essa etapa do programa tem o custo de R$ 40,00 para público em geral, e R$ 20,00 para sócios da AGES. Os encontros que iniciaram em abril ocorrem, neste ano, até agosto.
O programa aborda, a cada mês, um gênero literário (poesia, conto, crônica, romance e literatura infanto-juvenil) e faz homenagem a um autor consagrado da literatura gaúcha, destacando a obra e a importância para o cenário literário do Estado e do Brasil. Além da valorização de nomes já conhecidos, o projeto também terá o mérito de divulgar ao público o trabalho de autores da nova geração. A cada edição, a apresentação de um autor renomado caberá a um novato dessa arte e juntos debaterão com o público ideias sobre literatura.
Oficina sobre crônica com Rubem Penz
As atividades ocorrem na sala engenheiro Noé de Mello Freitas, segundo andar do CCCEV, que fica na rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre. A inscrição para a oficina de criação literária de texto infantil pode ser feita pelo e-mail cccev@cccev.com.br.


Luis Fernando Verissimo
Rubem Penz, porto-alegrense, nascido em 1964, formado pela ESEF/UFRGS, é publicitário, cronista e músico. Seu primeiro livro, O Y da questão e outras crônicas (Editora Literalis) foi finalista do prêmio Açorianos de Literatura e Livro do Ano pela Associação Gaúcha dos Escritores (AGES). Ministra oficinas literárias desde 2008, com destaque para a Santa Sede, crônicas de botequim – com sua quarta antologia no prelo. Assina a coluna Achados & Perdidos no Metro Porto Alegre, além de contribuir com textos em outros jornais, inclusive no exterior. Ocupa uma das vice presidências da AGES.
Luis Fernando Verissimo nasceu em Porto Alegre, em 26 de setembro de 1936. Filho do escritor Erico Verissimo, é hoje um dos escritores mais lidos no Brasil. O destaque são as crônicas e os textos de humor. Tem cerca de 80 títulos publicados. É também cartunista e músico. Seus livros já foram traduzidos em mais de 20 países.

Foto: Guga Marques / Comunicação CEEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário