segunda-feira, 13 de maio de 2013

Porto dos Casais é a nova exposição inédita de Clara Pechansky


A exposição inédita de Clara Pechansky: “Porto dos Casais” já pode ser visita. A mostra, composta por 74 obras, promove um recorte inédito na produção da artista plástica gaúcha. A proposta do trabalho foca no processo de constituição da temática dos casais dentro do universo criativo de Clara, enfatizando como esse assunto, apesar de historicamente fazer parte da sua obra, pode incentivar novas releituras. Os casais presentes na exposição, que ficará em cartaz até o final de junho, são representações icônicas que surgem na História da Arte, desde a antiguidade, permeiam a Idade Média, o Renascimento, o período Barroco e vêm até a modernidade.
A concepção desse novo projeto da desenhista, pintora e gravadora, nascida em 1936, na cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul, surgiu no primeiro semestre do ano passado, em conjunto com o pesquisador e crítico de arte Paulo Gomes, em parceria com o CCCEV. A partir dessa época, iniciaram as pesquisas para a concepção de “Porto dos Casais” que, após um período de produção, será oficialmente inaugurada dia 11 de maio, às 11h, na sala "O Arquipélago" do espaço localizado na rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre. A visitação da mostra se estende de 14 de maio até 26 de junho, de terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas e, nos sábados, das 11h às 18h.

 

 

 

 
 
 
Na raiz da obra, a figura humana

A opção pela figura humana está na raiz da obra de Clara Pechansky. Temas de impacto social, como meninos de rua, aposentados, ecologia, política, ditadura, relações afetivas, fazem parte do repertório de imagens da artista. A História da Arte tem sido igualmente uma fonte de inspiração, já que ela utiliza a releitura e a citação de grandes mestres para enfatizar suas ideias, como uma ponte entre o passado e o presente.
Segundo o curador da exposição, Paulo Gomes, “esta é uma exposição que tem as características dos jogos, uma atividade da ordem do prazer e da diversão que parte do estabelecimento de uma série de elementos que podem ser permutados ao gosto dos seus instituidores”. Ele acrescenta que neste projeto há dois jogos: “um rigoroso e determinado, que é praticado pela artista, que vai intercambiando as técnicas artísticas a sua livre escolha, misturando, sem discriminação e sem preconceito, o desenho, a pintura, a colagem, a gravura, entre outras”. O segundo, continua ele, “é um jogo para eruditos e cultos, compartilhado entre a artista e seu público, no qual referências à História da Arte vão sendo permutadas em busca de novos significados ou apenas pelo prazer de criar situações inusitadas e inesperadas”.
Porto dos Casais mostra um conjunto de 74 obras, entre pinturas, desenhos, colagens e gravuras, resultado do imaginário universal e da revisão de biografias para recontar a História. A exposição se divide em três grandes temas: Arqueologia Pessoal, Mitos e Lendas e História Recontada. 
Ainda, segundo o curador Paulo Gomes, que também é responsável pela museografia, a exposição é uma homenagem a Porto Alegre. “A permanência dos casais, enquanto tema pictórico e escultórico, atesta o seu vigor, seu poder de atração e interesse por parte do público e dos artistas. Associada a essas razões, está também a ideia de homenagear a capital dos gaúchos, a Porto Alegre dos Casais, cidade que a artista elegeu para sua moradia e base da sua produção artística”, diz. A coordenação gráfica e as fotos do folder bilíngue são do designer Flavio Wild.
Em paralelo à exposição, no último sábado deste mês, dia 25, às 11h, ocorre no Auditório Barbosa Lessa (quarto andar do CCCEV) um painel com a artista, o curador e a pesquisadora e crítica de arte Paula Ramos com o tema “Casais: mitos, lendas e histórias”.

SERVIÇO:
Exposição: Porto dos Casais
Obras e Técnicas: 74 obras, composto por pintura, desenho, colagem e gravura
Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo - CCCEV
Período da Exposição: Até 26 de junho de 2013.
Horário de Visitação: De terça a sexta-feira, das 10h às 19h. Nos sábados, das 11h às 18h

Atividade paralela:
Painel com Clara Pechansky, Paulo Gomes e Paula Ramos: Sábado, dia 25 de maio, às 11h – Auditório Barbosa Lessa, 4º andar do CCCEV

SOBRE CLARA PECHANSKY
TRAJETÓRIA - Clara Pechansky nasceu em Pelotas, RS, em 1936. Desde cedo, demonstrou vocação para o desenho, ingressando na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pelotas, aos 15 anos de idade. Graduou-se como Bacharel em Pintura com Medalha de Ouro −1º Prêmio em Pintura  − na Escola de Belas Artes de Pelotas (UFPEL) em 1956. Realizou mais de 50 exposições individuais em museus e galerias do Brasil e também na Bélgica, na Holanda, em Portugal e nos Estados Unidos. Além do seu trabalho de atelier, tem uma larga atividade como artista gráfica. A gravura e o desenho projetaram sua obra em 20 países dos 5 continentes, com participação em mais de 90 exposições bienais e trienais de Arte Gráfica e a obtenção de 3 prêmios internacionais. Seu nome consta de importantes catálogos e suas obras integram coleções nacionais e internacionais de acervos particulares e públicos.

Além de pintora e artista gráfica, Clara dedica-se ao ensino e é também produtora cultural, tendo criado os projetos Artistas da Vida I e II (com Liana Timm), o Projeto Ensaio para o Theatro São Pedro e o Projeto Miniarte, do qual é Coordenadora Geral Internacional. Exerce uma liderança independente nas Artes Visuais, sendo convidada para palestras e encontros sobre Arte e temas afins. Regularmente, publica artigos de opinião em jornais e na internet. Desde 2001, dirige o Atelier Clara Pechansky, onde forma, incentiva e orienta futuros artistas.

 ATUAÇÃO CULTURAL e COMUNITÁRIA − A artista exerce uma liderança independente nas Artes Plásticas no RS, escrevendo artigos de opinião para jornais, revistas e internet, e participando de associações de classe, debates e painéis. Entre outros destaques recebidos por sua atuação profissional e comunitária, foi a artista homenageada pela Secretaria Municipal da Cultura na 42ª Semana de Porto Alegre, tendo seu livro Clara Pechansky – Variações sobre o Enigma/ Variations on the Enigma  obtido o Troféu Açorianos 2001 na categoria Prêmio Especial do Júri. A  biblioteca da Creche Anne Frank leva seu nome, dentro do pavilhão construido com a renda da sua exposição Projeto Ensaio no Theatro São Pedro (1998/2001).

 REFERÊNCIAS − Clara Pechansky é verbete em dicionários e referência em livros, como O design brasileiro antes do Design (Cosac & Naify, 2005). O livro bilingüe Clara Pechansky - Variações sobre o Enigma / Variations on the Enigma, publicado em 2001, foi lançado em exposição no Centro Cultural do Gasômetro e relata a trajetória da artista. Em 2005, organizou a publicação do livro A face escondida da criação (Movimento/UFPEL) com mais 7 autores.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário