quarta-feira, 17 de abril de 2013

Exposições que mostram a cultura de Açores podem ser visitadas até o dia 04 de maio


As exposições “Fez-se Luz” e “Destinos D’Além Mar” , que integram o projeto Legado Açoriano – Povoamento, Cultura e Tradição, ficam no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), em Porto Alegre, até o dia 04 de maio próximo. As atrações, que já foram visitadas por cerca de mil pessoas desde a abertura em 20 de março, resgatam os traços culturais de influência açoriana do povo gaúcho e incluíram atividades diversificadas, além das duas mostras, como oficinas, saraus, lançamento de livro e apresentações de dança.
 
  Em Fez-se Luz, Catarina Branco montou na sala “O Arquipélago” uma obra de 40m², feita sobre 46 retângulos e com a utilização de 60 quilos de confetes coloridos de papel. Em cada obra, e conforme o ambiente, a artista faz um circuito pessoal, deixando espaços para que o espectador crie a sua própria produção. A peça de chão está ligada à história pessoal da artista e a sua vivência nos Fenais da Luz, onde conviveu com as tradições do recorte de papel, o aproveitamento dos materiais perecíveis e a construção dos tapetes de flores para as procissões religiosas. Segundo a curadora da mostra, Fátima Mota, deixar uma das matrizes sem material foi opcional e teve a intenção de fazer com que o visitante entenda melhor a obra, que parte de retângulos absolutamente idênticos, mas que após receber os confetes coloridos produzem formas diferenciadas e únicas.
No espaço do café, a exposição em cartaz é “Destinos d’Além Mar”, formada por 31 imagens do fotógrafo gaúcho Rodrigo Schneider. As imagens retratam as cidades de Lisboa e de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel nos Açores (cidade onde vive Catarina Branco) e foram feitas durante estudos para a realização do Projeto Legado Açoriano.
O CCCEV funciona de terça à sexta-feira, das 10 às 19 horas e, aos sábados, das 11 às 18 horas. No dia 1º de maio, a casa estará fechada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário