quinta-feira, 25 de abril de 2013

CCCEV e AGES iniciam novo projeto que objetiva valorizar a literatura gaúcha


O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) e a Associação Gaúcha de Escritores (AGES) iniciam, nesta semana, uma atividade que objetiva valorizar a literatura do Rio Grande do Sul e apresentar ao público novos escritores. Com eventos mensais, a primeira edição do Projeto Literatura Grande do Sul terá cinco encontros, de abril a agosto deste ano. A cada sábado, o programa irá abordar um gênero literário (poesia, conto, crônica, romance, e literatura infanto-juvenil) e homenagear um autor consagrado da literatura gaúcha, destacando a obra e a importância para o cenário literário do Estado e do Brasil. Além da valorização de nomes já conhecidos, o projeto também terá o mérito de divulgar ao público o trabalho de autores da nova geração. A cada edição, a apresentação de um autor renomado caberá a um novato dessa arte e juntos debaterão com o público as suas ideias sobre literatura.
No primeiro painel, às 11 horas deste sábado (27), no papo de poetas, o novato Sidnei Schneider apresenta o veterano Dilan Camargo. A atividade é gratuita e acontece na sala engenheiro Noé de Mello Freitas, segundo andar do CCCEV. No mesmo dia, à tarde (das 14 às 17 horas), ocorre uma oficina literária ministrada por Dilan Camargo, abordando o gênero literário que foi tema do debate pela manhã. A inscrição para a Oficina de Criação Poética pode ser feita pelo e-mail cccev@cccev.com.br e custa R$ 20,00 para sócios da AGES e R$ 40,00 para público em geral. Conheça os escritores da edição do sábado, 27 de abril

DILAN CAMARGO: Nasceu em Itaqui, em 31 de dezembro de 1948. Viveu a sua infância em Uruguaiana. Atualmente, vive entre Igrejinha e Porto Alegre. É mestre em Ciências Política, UFRGS/983, com uma dissertação sobre o Estado Novo no Rio Grande do Sul, tendo recebido distinção máxima da banca examinadora. Como escritor, publicou diversos livros de poesia, poesia infantil e teatro, entre eles "BrincRiar". Como letrista, tem participado intensamente dos festivais de música nativista e popular do estado, e do país, como compositor e jurado. É o autor da letra da música "Diário", composta por Paulo Nascimento, gravada por Ney Matogrosso, e que foi tema do filme "Diário do Novo Mundo", que tiveram Daniela Escobar e Edson Celulari como protagonistas.
SIDNEI SCHNEIDER: Nasceu em Cruz Alta/RS, em 1960. É poeta, tradutor de poesia, contista e ensaísta. Publicou Andorinhas e outros enganos (Dahmer, 2012), Quichiligangues (Dahmer, 2008), Plano de Navegação (Dahmer, 1999), Versos Singelos/José Martí (SBS, 1997) e Poemas 1987-1992. Participa de Poesia Sempre (Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, 2001), Antologia do Sul (Assembleia Legislativa, 2001), O melhor da festa 1 e 2 (FestiPoa/Nova Roma, 2008 e FestiPoa/Casa Verde, 2009), Moradas de Orfeu (Letras Contemporâneas, Florianópolis, 2011) e mais de uma dezena de antologias. Obteve 1º lugar em poesia no Concurso Talentos, UFSM, 1995; 1º lugar no Concurso de Contos Caio Fernando Abreu, UFRGS, 2003; Prêmio Açorianos de divulgação literária, Prefeitura Porto Alegre, 2008, num total de 14 premiações. Colunista da revista Verbo 21 de Salvador, do portal Artistas Gaúchos, coeditor da revista de poesia Mallarmargens e colaborador de vários jornais e mídias. Ministrante de oficinas na Feira do Livro de Porto Alegre, SESC, PUC, e interior pelo ArteSesc. Membro da Associação Gaúcha de Escritores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário