sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CCCEV completa dez anos no dia 17 de dezembro

 
Programação especial inclui espetáculos abertos ao público durante a semana de 11 a 15 de dezembro.

Um dos centros culturais mais charmosos de Porto Alegre completa dez anos de atividades no dia 17 de dezembro. A data, não por acaso, marca o aniversário do escritor gaúcho que empresta seu nome ao Centro Cultural CEEE Erico Verissimo.

Localizado no coração da rua da Praia (Rua dos Andradas, 1223), o CCCEV ocupa o antigo prédio Força e Luz, construído entre os anos de 1926 e 1928. Atualmente, o local abriga um espaço dedicado à cultura em todas as suas manifestações. As comemorações que marcam os dez anos iniciaram em janeiro, com a exposição internacional Dores da Colômbia, do artista plástico Fernando Botero.

Para a coordenadora do CCCEV, Regina Ungaretti, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo é a materialização da implicação do Grupo CEEE com a sociedade gaúcha, na difusão e valorização da cultura do Estado. “Ao promover uma programação que busca o fazer pensar aliado à sensibilidade, o Grupo CEEE não só valoriza o potencial humano, mas define como um dos seus focos de responsabilidade social a promoção da cultura, aliando-se a parceiros que tenham objetivos comuns”, finaliza Regina.

O CCCEV abriga, ainda, o Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul (MERGS), fundado em fevereiro de 1977, também ocupa espaço nobre no prédio. Por ser interativo, os visitantes podem, além da história da energia no Estado, conhecer experimentos inéditos sobre os princípios da energia elétrica, projetados e executados pelo arquiteto Pedro Mohr.

Confira a programação especial de aniversário entre os dias 11 e 16 de dezembro. Para as atrações no auditório Barbosa Lessa, haverá distribuição de senhas uma hora antes do espetáculo.

Data Horário Espetáculo Local

11/12
20h “Papaéu e o Ataque dos Clones” Auditório Barbosa Lessa.


12/12

17h30 Banda da Brigada Militar * Rua da Praia, em frente ao CCCEV

20h Exibição do Cromo do filme “O Tempo e o Vento” e, logo após, bate-papo com Beto Rodrigues, da Panda Filmes, e exposição dos figurinos utilizados Auditório Barbosa Lessa.


13/12

17h30 Orquestra Jovem do IPDAE* Rua da Praia, em frente ao CCCEV.

20h Encontros com o Professor Auditório Barbosa Lessa

14/12

17h30 Orquestra infanto-juvenil do IPDAE* Rua da Praia, em frente ao CCCEV

20h Espetáculo “Terra Gaúcha”, com Cadica Danças e Ritmos Auditório Barbosa Lessa

15/12

17h30 Roda de Poesia com Mario Pirata* Rua da Praia, em frente ao CCCEV

20h Espetáculo “Um Certo Capitão Verissimo” Auditório Barbosa Lessa


Obs.: *Participação livre.


O Ataque dos Clones


O Ataque dos Clones é uma divertida comédia onde Celso Sant’Anna está na pele de um cientista picareta que usa sua invenção sem nenhum escrúpulo, enquanto Eron Dal Molin interpreta o colono Papaéu e outros personagens: a colunista social Charlotte, o gaudério Índio Morales, o presidente Lula, o ex-governador Olívio Dutra, além de jogador de futebol e lutador ninja. Quando o cientista Also Starring cria uma máquina de clonagem humana num laboratório de fundo de quintal, tudo o que precisava era de uma cobaia destemida como o Papaéu para testá-la. O que ele não esperava eram os efeitos colaterais, que fariam o feitiço virar contra o feiticeiro. O Ataque dos Clones é uma peça leve, para todas as idades, onde prevalece o humor sutil e irreverente, sobre um tema atual e com um final surpreendente.

Um Certo Capitão Verissimo

Com roteiro e direção de Paulo Mauro e atuação de Deborah Finocchiaro, Elaine Regina Lopes, Leandro Roos Pires e mar elo Adams, Um Certo Capitão Verissimo e criado pela Companhia de Solos & Bem Acompanhados. O espetáculo e a transcriação teatral do vasto universo de Erico Verissimo. Uma composição de fragmentos de textos literários, falas e imagens, personagens vindos do continente e até do mundo dos mortos, depoimentos, discursos e poesia que se misturam numa livre poética cênica.

Roda de Poesia com Mario Pirata e Amigos

O poeta e brincadeiro Mario Pirata, parceiro constante de eventos literários do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo apresentará a famosa Roda de Poesia, uma intervenção lúdica e brincante, ao som de ladainhas e cantorias, na qual poetas e músicos brincam com versos e melodias.

Terra Gaúcha

O espetáculo Terra Gaúcha é uma fantasia bailada para lendas, histórias e gentes gaúchas. Com direção e coreografia de Cadica Borguetti e acompanhamento da direção cênica do cineasta Sérgio Silva, da ensaiadora Clarissa Pesce, o espetáculo tem a interpretação dos bailarinos da Cadica Companhia de Dança.

Orquestra IPDAE

A Orquestra do Instituto Popular de Arte-Educação (IPDAE) é formada por jovens que possuem o desejo de transformar sua realidade, de suas famílias e da comunidade em que fazem parte. Atuando desde o ano de 2006, a orquestra realiza concertos para a comunidade, destinados ao público escolar, com o objetivo de oportunizar aos alunos o contato com outro universo sonoro, bem como explicações sobre o funcionamento, formação e instrumentos da orquestra.


Fotos do Espetáculo Um Certo Capitão Verissimo

Nenhum comentário:

Postar um comentário