quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Orquestra Jovem IPDAE realiza concerto no CCCEV


O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) realiza na próxima sexta-feira, 31, às 19h, no auditório Barbosa Lessa, 4º andar, mais uma edição do projeto Sexta Instrumental – Concerto Orquestra Jovem IPDAE. A iniciativa é uma parceria entre o CCCEV e o Instituto Popular de Arte-Educação (IPDAE), que conta com a regência e direção artística da violinista Rosângela dos Santos. Os eventos ocorrem sempre na última sexta-feira do mês, com entrada franca.

Para este concerto, o IPDAE preparou o seguinte repertório: 1º) Sinfonia nº 15 (W.A.Mozart), 2º) Concerto em Sol M para Viola e Orquestra (G.P. Telemann), 3º) Miniaturas Brasileiras (E.Villani Côrtes), 4º) Suíte em Si m (J.S.Bach), 5º) Asa Branca (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), 6º) Ai que Saudade D’ocê (Vital Farias), 7º) Instantes II “de Prados” (Ernani Aguiar), 8º) Bachianas Brasileiras nº5 (Heitor Villa-Lobos), 9º) Canções Populares do Brasil (Radamés Gnatali) e 10º Trenzinho do Caipira (Heitor Villa-Lobos).

Sobre a Orquestra - A Orquestra Jovem do Instituto Popular de Arte-Educação (IPDAE) é formada por jovens que possuem o desejo de mudar, de transformar sua realidade, de suas famílias e da comunidade em que fazem parte. Atuando desde o ano de 2006, a orquestra tem se apresentado em Porto Alegre e cidades do interior do Estado. Além de concertos para a comunidade, são realizados concertos didáticos, destinados ao público escolar, com o objetivo de oportunizar aos alunos o contato com outro universo sonoro, bem como explicações sobre o funcionamento, formação e instrumentos da orquestra.

Sobre o IPDAE – Fundada em 1998, é uma instituição declarada de utilidade pública municipal, estadual e municipal, localizada na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. A entidade possibilita o acesso à leitura, à história e à música, como instrumentos mediadores na formação e de transformação individual e social. Atualmente, mantém três focos de atuação: a Biblioteca Leverdógil de Freitas, o Museu Comunitário da Lomba do Pinheiro e a Escola de Música; mantém também, a Orquestra Jovem IPDAE e a recém-formada Orquestra Infanto-Juvenil IPDAE.

Sobre Rosângela dos Santos – Formada em Música, habilitação Violino, pela UFRGS. Violinista da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, em Porto Alegre, desde o ano de 1989; Diretora Artística e Violinista da Orquestra Livre de Porto Alegre, de 2002 a 2005; Violinista convidada da OSPA, em 2003; Violinista da Orquestra Sinfônica da PUC, de 2004 a 2006; Regente e Diretora Artística da Orquestra Jovem IPDAE, desde 2006; Regente e Diretora Artística da Orquestra Infanto-Juvenil IPDAE, desde 2010; Coordenadora, Violinista e Violista do Conjunto de Música Barroca IPDAE, desde 2011; Professora de Violino, Viola e Diretora da Escola de Música IPDAE, desde 2006; Além disso, foi professora de violino em diversas instituições de ensino no RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário