quarta-feira, 6 de junho de 2012

Para reviver os tempos de almanaque



O CCCEV e o Sistema Fecomércio-RS/Sesc trazem ao Estado a exposição Tempo de Almanaque, com o tema “A indústria farmacêutica no Brasil”. A abertura da mostra será realizada no dia 13 de junho (quarta-feira), às 19h, na sala O Arquipélago, 1º andar do CCCEV.  O público poderá conferir, gratuitamente, a mostra de 14 de junho a 12 de setembro.

Na ocasião, a poeta Daniela Damaris apresentará o sarau Literatura de Almanaque, com o convidado especial do jornal Zero Hora, Ricardo Chaves (Kadão), responsável pela página Almanaque Gaúcho. 

A exposição Tempo de Almanaque tem como base o acervo da pesquisadora e escritora cuiabana Yasmin Nadaf. Além de fazer uma viagem pelos almanaques que durante décadas divulgaram a existência de produtos como o Dinamagenol, o Elixir Nogueira, o Petrolovo e o Sabonete Orgel, o público vai poder conhecer as revistinhas de farmácia que compõem a coleção e foram publicadas entre o período de 1902 até 2009. 

Editados no Brasil no século XIX, os almanaques de farmácia eram os veículos de publicidade de medicamentos produzidos por laboratórios farmacêuticos, que prometiam saúde e beleza. As “revistinhas” cumpriram durante décadas a função de informar e entreter até mesmo nos espaços de maior carência cultural do Brasil.

Yasmin Nadaf - É cuiabana, professora universitária, mestre e doutora em Literaturas de Língua Portuguesa, pela Unesp/Campus de Assis, com pós-doutorado em Literatura Comparada pela UFRJ. Dentre os livros de sua autoria estão Sob o signo de uma flor; Estudo da revista; A Vileta; Rodapé das miscelâneas - o folhetim nos jornais de Mato Grosso; Machado de Assis em Mato Grosso e Estudos literários em livros, jornais e revistas. Saiba mais no site www.yasminnadaf.com.br.

Ricardo Chaves (Kadão) - Nascido em Porto Alegre, em 1951, onde vive e trabalha como editor de fotografia do jornal Zero Hora. Kadão, como é conhecido no meio fotográfico, onde começou a trabalhar como auxiliar de laboratório do mesmo diário gaúcho em 1969. É personagem vivo da história da fotografia no Brasil. Já trabalhou nos mais importantes jornais e revistas do país, cobrindo fatos da política, economia, cultura e esporte. Atualmente é colunista de ZH, onde assina a página diária Almanaque Gaúcho, com imagens e histórias antigas. Para o caderno Cultura, produz a coluna quinzenal chamada Reflexo, sobre fotografia.

Daniela Damaris – Natural de Linha dos Pomeranos, localidade do interior de Agudo, RS. Reside em Porto Alegre, RS. É poeta, revisora de textos, tradutora e professora em cursos preparatórios para concursos públicos. Autora dos livros de poemas Lótus (Alcance, 2010), Cais de Cítara (Pradense, 2011) e participante de antologias de poemas, contos e ensaios. Formada em Letras pela Unifra, de Santa Maria (2008). Mestranda em Teoria da Literatura na PUCRS (2011-2012). Contato: danielaneu.letras@gmail.com; Blog: www.artedepoetizar.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário