sábado, 19 de maio de 2012


O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) realiza na terça-feira, dia 22 de maio, às 19h, no Auditório Barbosa Lessa, 4º andar, o lançamento do livro Museu do Pão - Caminho dos Moinhos, organizado por João Grinspum Ferraz, com fotografias de Nelson Kon e do documentário O Milagre do Pão (55 min), com roteiro e direção de Isa Grinspum Ferraz. Os dois trabalhos registram e contextualizam a criação do Museu do Pão, no Moinho Colognese, construído em 1917 em Ilópolis, na região Serrana do Rio Grande do Sul. Entrada franca.


O Museu do Pão foi projetado pelos arquitetos Marcelo Ferraz Francisco Fanucci, do escritório Brasil Arquitetura, o restauro do Moinho Colognese e as construções do Museu do Pão e da Escola de Panificação e Confeitaria, trazem como diferencial arquitetônico a harmonia do antigo com o novo. Essa junção se traduz na revitalização do prédio do moinho, do século XX, com as construções contemporâneas do museu e da oficina. 
Museu do Pão - Ilópolis

No Museu, uma linha do tempo resume 6 mil anos da presença do pão na história da humanidade. Para os interessados em conhecer a transformação do grão em farinha, o Moinho Colognese mostra esse processo com equipamentos ainda originais. Após o restauro, voltou a funcionar e a produzir farinha para abastecer a escola. 

Construído por imigrantes italianos no ano de 1917, o Moinho é um relevante monumento histórico nacional. O prédio, todo em madeira, possui quatro andares e não apresenta maquinários em metal. No mundo existem apenas outros seis lugares dedicados ao pão. O museu de Ilópolis é o único das Américas do Sul, Central e Norte. 


Fotos: Nelson Kon

Nenhum comentário:

Postar um comentário