sexta-feira, 4 de maio de 2012

Contextos Urbanos e as Leituras Arqueológicas em debate


Equipe de Alberto Tavares na pesquisa realizada no centro de Porto Alegre


O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), localizado à Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre, realiza na próxima terça-feira, dia 08 de maio, às 19h, no auditório Barbosa Lessa, o painel Contextos Urbanos e as Leituras Arqueológicas, apresentado pelos arqueólogos Alberto Tavares, Ângela Cappelletti e Fernanda Tocchetto. Inscrições gratuitas pelo telefone (51)3226.7974.


Informações sobre os painelistas:

Alberto Tavares - Graduado em História pela UFRGS (1996) e Mestrado em História com ênfase em Arqueologia pela PUC/RS (2005). Atualmente é professor da Faculdade Porto-Alegrense – FAPA. Também é consultor, desenvolvendo projetos de arqueologia em Licenciamento Ambiental e Restauração. Atua principalmente em Arqueologia Urbana e Gestão do Patrimônio Arqueológico. Painel: Nas entrelinhas do tempo: a história descoberta nas obras de uma linha de energia subterrânea. O objetivo da apresentação é expor a pesquisa arqueológica que foi realizada junto à obra de instalação da linha de transmissão subterrânea 230KV, nas praças Júlio Mesquita e Brigadeiro Sampaio, no Centro Histórico de Porto Alegre. A pesquisa consistiu no monitoramento arqueológico de 600 metros de vala que possibilitou o acesso a vestígios dos mais diversos e representativos momentos da história da cidade.

Tavares e estudantes na exposição Nas Entrelinhas do Tempo

Ângela Cappelletti
Com graduação em História pela PUCRS (1992), desenvolve pesquisas arqueológicas nas obras de Restauro da Cúria Metropolitana de Porto Alegre (centro) e nas obras do Interceptor do Salso (zona Sul). Na área de Arqueologia, a experiência maior é com a Arqueologia Histórica, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia Histórica de Porto Alegre, Monitoramento Arqueológico em obras de Engenharia, Salvamento Arqueológico, Arqueologia Urbana e Métodos de Laboratório. Painel: Pesquisas na Fábrica e Metalúrgica Wallig: construindo relações entre a Arqueologia e as Histórias de Trabalho. Entre os anos de 2009 e 2010 foram realizadas pesquisas arqueológicas no terreno onde estava localizada a Fábrica e Metalúrgica Wallig, mais conhecida pela produção de fogões Wallig, muito conceituados principalmente nas décadas de 1950 a 70. Além disso, ocorreu quase uma centena de entrevistas com antigos funcionários da referida fábrica, através dos métodos da história oral. Esta apresentação visa demonstrar, de forma resumida, os resultados obtidos durante esse período.



Fernanda Tocchetto
Coordenadora do Programa de Arqueologia Urbana de Porto Alegre, do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo. Trabalha com arqueologia histórica e com gestão do acervo arqueológico, sob a guarda do Museu. Participa de um projeto interdisciplinar de levantamento de sedes de fazendas e de chácaras remanescentes do século XIX e do início do século XX, na zona rural da capital.  Doutora em História, Área de Concentração em Arqueologia pela PUCRS. Painel: Do outro lado do muro: um sítio arqueológico de periferia em Porto Alegre, século XIX. Trata-se de um trabalho resultante de uma pesquisa arqueológica e histórica realizada, em 2009,  na área onde foi construído um prédio para estacionamento da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário