quinta-feira, 12 de abril de 2012

Histórias e Tradições da Cidade de Pelotas e Mostra de Fotografias


Grande Hotel na praça Coronel Pedro Osório


O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre realiza na próxima terça-feira, dia 17 de abril, às 19h, o lançamento da 6ª edição do livro Histórias e Tradições da Cidade de Pelotas, de Mario Osorio Magalhães e abertura da Mostra de Fotografias, de Alexandre Schlee Gomes, que apresenta 20 imagens de Pelotas, em impressões coloridas e em preto e branco.  A mostra permanece até o dia 26 de maio e pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 10 às 19h e aos sábados, das 11 às 18h. Entrada franca.

Mario Osorio em foto de Paulo Rossi
Mario Osorio Magalhães presta homenagem à Pelotas, que completa 200 anos no próximo dia 7 de julho, apresentando de uma forma clara e simples, um pouco mais sobre as origens, cultura e principalmente o legado para as futuras gerações desta importante cidade da região Sul do Estado, distante 246 quilômetros de Porto Alegre.  Pelotense de nascimento, o autor já publicou mais de uma dezena de livros sobre a sua cidade, bem como sobre o Rio Grande do Sul.  Refere-se à Pelotas como sendo “uma cidade pequena, para os que gostam dela, mas uma pequena grande cidade, para nós, os que a amamos”.

Alexandre Schlee Gomes
Pelotas dispõe de um grandioso patrimônio cultural e artístico, que pode facilmente ser constatado através dos exemplares arquitetônicos e das diversas edificações tombadas ou inventariadas como patrimônio histórico e cultural.  Terra onde nasceram e moraram diversas personalidades da cultura nacional, dentre as quais se destacam o escritor regionalista João Simões Lopes Neto, Hipólito José da Costa, o pintor Leopoldo Gotuzzo e Antônio Caringi.  

Esta edição, com texto de apresentação de Francisco Doratioto, da Universidade de Brasília, teve seu primeiro lançamento na Feira do Livro de Pelotas de 2011.  Editado pela Ardotempo, possui 96 páginas e conta com o apoio da Livraria Vanguarda. Informações no (51)3226.7974.


Sobre Mario Osorio Magalhães – Historiador profissional e professor aposentado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), é Bacharel em Direito pela UFPEL e especialista em Relações Internacionais pela Universidade de Belgrano, em Buenos Aires. Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina,  foi diretor do Instituto de Ciências Humanas da UFPEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário