quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Jane Tutikian participou do Conversa de Livraria


Luzimar Stricher (E) no bate-papo com Jane Tutikian


Na noite de quarta-feira, 26 de outubro, a escritora Jane Tutikian participou da segunda edição do Conversa de Livraria - ao Vivo, projeto promovido e realizado pelo Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) e Stricher Comunicações.

O público pode conhecer um pouco da vida e obra de Jane Tutikian, patrona da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, com a exibição do documentário produzido e dirigido por Luzimar Stricher. No filme, a escritora conta muitas histórias sobre suas edições literárias e passagens de sua vida particular. A produção reúne ainda depoimentos de Luiz Antônio de Assis Brasil, Moacyr Scliar, Carlos Urbim, Walter Galvani, Valesca de Assis, Maria Carpi, Tânia Carvalho e Nayr Tesser, além de familiares da escritora homenageada. 

Após a exibição do documentário, Luzimar Stricher realizou um bate-papo com Jane Tutikian, autora de 17 livros dirigidos aos públicos adulto e juvenil. A escritora afirma que nasceu para realizar especialmente duas atividades que pratica há muito tempo: escrever e ser professora. Ela se autodenomina uma contadora de emoções e não uma contadora de histórias. Jane disse ainda que na vida se pode recuperar muitas coisas, mas que o tempo é algo que passa e é irrecuperável. No entanto, ressaltou, que o escritor tem o poder de fazer este resgate do tempo, através da memória e de sua capacidade intelectual, transformando vivências passadas em textos literários presentes.

Jane diz que escrever é mergulhar num silêncio ativo


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário