terça-feira, 25 de outubro de 2011

Exposição e livro contam trajetória artística do cartunista Santiago

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre, inaugura nesta terça-feira, 25, às 19h, a exposição Caminhos do Santiago, do cartunista Santiago, que neste dia fará o lançamento do livro homônimo que apresenta um registro de sua trajetória artística. A Mostra, que permanece até o dia 19 de novembro, na Sala O Arquipélago, 1º andar, reúne originais utilizados na obra, em diversos tamanhos e materiais.

O livro possui uma seleção dos trabalhos produzidos pelo artista nos 40 anos de carreira, com textos da jornalista e crítica de arte, Paula Ramos e dos cartunistas Edgar Vasques e José Guaraci Fraga, além de entrevista concedida à jornalista Susana Gastal, no início deste ano. A obra traz ainda charges de outros cartunistas que retratam o artista gaúcho.

No dia 29 de outubro, às 11h, será realizada uma mesa-redonda sobre a obra do artista, composta por Santiago, Vasques e Fraga, com mediação de Susana Gastal. O livro e exposição são resultados de financiamento do Fumproarte, fundo de apoio a cultura da cidade de Porto Alegre, e uma realização do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. A edição é da Editora Gastal&Gastal.

Sobre Santiago – Neltair Rebés Abreu (Santiago) nasceu em 1950, na cidade de Santiago, interior do Rio Grande do Sul. Em 1970 veio residir em Porto Alegre. Ingressou na Faculdade de Arquitetura, onde ganhou o apelido de Santiago. É um artista do cartum que tem sido reconhecido com premiações recorrentes no principal evento brasileiro da área, o Salão de Humor de Piracicaba, de São Paulo. Já recebeu medalhas no Concurso Yomiuri de Cartuns, do jornal Yomiuri Shimbun (Japão), em mais de uma de suas edições, inclusive com um Grand Prix em 1989. Três de seus trabalhos estão no Museu de Caricatura (Basiléia, Suíça). No exterior, também recebeu prêmios na Bulgária (1987), no Salão Internacional de Cartuns de Montreal (Canadá, 1987), no concurso internacional de cartuns SIMAVI, em Istambul (Turquia, 1988) e no Concurso de Cartum Anti-Racista, em Duisburg (Alemanha, 1989), entre outros. Alguns livros-revistas registram em especial suas tiras dedicadas ao seu personagem mais popular, o gaúcho Macanudo e “família”: Humor Macanudo (1976); Refandango (1977); Causos do Macanudo Taurino Fagunde (1982); Milongas do Macanudo Taurino (1984); Bailanta do Taurino (1986); As Invenções da Vó Libânia (1988); Ninguém é de Ferro (1993); Povaréu (1994); O Melhor do Macanudo Taurino (1997); De Papo Pro Ar (1998); FHC: Quem Te Viu, Quem Te Vê! (1999).

Nenhum comentário:

Postar um comentário