quarta-feira, 6 de julho de 2011

Caderno de Desenho de Capa Azul abre programação do segundo semestre do CCCEV



O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo inaugura na próxima quarta-feira, dia 13 de julho, às 10h, na sala O Arquipélago, 1º andar, a mostra Caderno de Desenho de Capa Azul, da artista plástica Marta Loguercio, composta por desenhos e fotografias. A exposição ficará aberta à visitação até o dia 10 de agosto, de terça a sexta-feira, das 10 às 19h, e aos sábados das 11 às 18h.

Segundo a artista, a ideia do projeto surgiu ao “vasculhar gavetas” em seu atelier, onde encontrou cadernos de desenho comprados há muito tempo e em muitas viagens e que permaneciam intocados, com seus papéis de variadas texturas e qualidades, além de suas capas atrativas. “Um deles atraiu-me pela bela capa azul”, ressaltou.

Nesses trabalhos a preocupação da artista vai além das imagens ou do seu possível significado, mas sobretudo houve o interesse de desenhar e registrar em fotografia os vários momentos do processo de criação.

Marta afirma que “no processo de desenhar e fotografar as imagens, o olho atrás da máquina e o olho nu percorrem um trajeto semelhante, conectam-se através da imagem registrada e a acompanham em sua construção.

Sobre Marta Loguercio, natural de Bagé, frequentou o Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre de 1972 a 1981. Em 2005, ensinou técnicas litográficas na mesma instituição. Fez cursos com Vasco Prado, Danúbio Gonçalves e Mônica Zielinsky. Dedicou-se também ao ensino de litografia no Atelier Livre da Universidade de Caxias do Sul e no MAM Atelier de Litografia de Porto Alegre, espaço cultural que criou e manteve de 1982 a 1992, juntamente com Maria Tomaselli e Anico Herskovits.





Fotos de Marta Loguercio e Fernando Zago

Nenhum comentário:

Postar um comentário