sexta-feira, 10 de junho de 2011

Centro Cultural CEEE Erico Verissimo apresenta Sincretismos




O Centro Cultural CEEE Erico Vessimo (CCCEV) promove, de 14 de junho a 13 de julho de 2011, na Sala Memorial Erico Verissimo, 3º andar, a Exposição Sincretismos, do artista plástico Caio Batista. A mostra foi idealizada com o intuito de gerar uma reflexão sobre a cultura africana e negra, bem como afrobrasileira. As obras são constituídas de 13 bustos de manequins sobre os quais Caio agregou objetos e pintura, além de 12 máscaras feitas com cascas de palmeira pintadas. Este evento integra o Projeto Etnias que já realizou neste ano trabalhos com a temática indígena e sobre os imigrantes ucranianos, e inaugurou recentemente a exposição Recorte Étnico no RS, que apresenta obras de artistas de sete representações.



As esculturas de parede, na concepção do artista, representam os orixás em silhuetas femininas, rompendo com o sincretismo da religião católica muito marcante na cultura Africana e Negra. Caio afirma que trabalha durante um bom tempo na construção de uma linguagem própria, com ênfase no compromisso ético sobre o resultado estético. “Uma tentativa de reeditar a vida, iconizar, eternizar e reconduzir o ‘imperfeito’, o que nunca teve ou perdeu seu valor ao longo do tempo, a uma nova celebração de beleza”, ressalta o artista.

Seu trabalho consiste em construir mosaicos a partir da carga emocional, histórica, estética ou funcional dos objetos, reordenados sobre suportes de todos os tipos. Segundo ele, isso gera novos significados e significantes, além de criar uma outra expectativa de vida ao que já havia sido descartado, superado e esquecido em sua função original. Caio costuma dizer que “propor outras formas de medição da importância de cada coisa, cada sentimento e cada ser é celebrar o sonho que habita o fundo do quintal da alma de cada um de nós”.

A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira, das 10h às 19h e aos sábados das 11h às 18h. Acompanhe a programação do CCCEV no site www.cccev.com.br ou pelo blog www.cccev.blogspot.com. Contatos no telefone 3226.7974.

Nenhum comentário:

Postar um comentário