quarta-feira, 6 de abril de 2011

CCCEV apresenta ciclo de filmes com temática ucraniana

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) desenvolve, desde o mês de março, projeto cultural abordando a temática ucraniana, em homenagem aos 120 anos da chegada dos primeiros imigrantes ucranianos ao Brasil. As exposições Perfis Ucranianos, do artista plástico Rauricio Barbosa, e Pêssankas de Páscoa: tradições e ritos em terras brasileiras, do fotógrafo Romulo Lubachesky marcaram o início das atividades que prosseguem no mês de abril, com oficina de Pêssanka, apresentação de danças, sarau poético e exibição de filmes sobre a Ucrânia.

A programação para o próximo sábado, dia nove de abril, a partir da 13h30min, no Auditório Barbosa Lessa, prevê a exibição de filmes que abordam a temática ucraniana, do cineasta Guto Pasko, que estará presente para dialogar sobre o assunto com os participantes do evento.

Destaque para o longa metragem intitulado Iván – De Volta Para o Passado, que vem sendo produzido desde agosto de 2010 e ainda não foi finalizado. No sábado, serão exibidas imagens e o making off pela primeira vez do longa que conta a vida do imigrante ucraniano refugiado da Segunda Guerra Mundial. A ideia do filme foi levar à Ucrânia Iván Boiko, hoje com 91 anos, para reencontrar parentes que nunca haviam saído da terra natal. Boiko foi expatriado para a Alemanha nazista em 1942. Depois de ver Made in Ucrânia – longa que será exibido também no CCCEV -, confiou ao cineasta os seus diários, lavrados em letra miúda em pequenos cadernos de espiral, que foram fundamentais para o roteiro.

Iván – De Volta para o Passado vai contar tudo isso a partir de quatro eixos narrativos: a memória/história de Iván Boiko; a viagem à Ucrânia; o instrumento musical bandura; e uma apresentação especial da Capela de Banduristas Fialka, de Curitiba.

Bastante apreciado no Sul do país, o longa Made in Ucrânia – Os Ucranianos no Paraná, relata a história ucraniana desde a chegada dos primeiros imigrantes no interior do Paraná. A saga aduz a dificuldade econômica, a dominação política, a esperança, os sonhos e as batalhas enfrentadas por um povo marcado pela luta em defesa de sua independência. Salienta também o cotidiano dos descendentes, os quais mantêm vivas as tradições e costumes como a lingua, o folclore, a religiosidade, o artesanato e a arquitetura – elementos que foram preservados e influenciaram diretamente a formação da cultura paranaense.

Saiba sobre os curtas que serão exibidos no CCCEV:

Quem tem medo de Popoyoski?

Uma história para celebrar a inocência e a fantasia das crianças. O diretor conta que inspirou-se nas experiências de infância em Prudentópolis para a construção do curta, com dez minutos de duração. O personagem Popoyoski surgiu de uma analogia feita em cima do folclórico personagem Bicho-Papão. “No caso de Markov, uma criança criada na tradição ucraniana, o Bicho-Papão tem nome: Popoyoski. E segundo sua mãe, é um velho assustador que vive perambulando pela floresta, para seqüestrar as crianças desobedientes e que não rezam”, explica o cineasta.

Casamento de Dalila

O curta lançado em 2009, com dez minutos de duração, aborda conflitos étnicos entre ucranianos e poloneses em Prudentópolis (PR), cidade natal de Pasko.

 
Texto: Paulo Camargo – jornalista do CCCEV e Diego Derman - Estagiário
Foto de Iván Boiko: Andréia Kalaboa
Foto da Catedral de São Miguel: Catarina (Lourivalde Vieira Filho)





Nenhum comentário:

Postar um comentário