sexta-feira, 25 de março de 2011

Fórum Estadual dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica do RS promoveu amplo debate sobre o setor

O Fórum Estadual dos Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica do RS foi realizado nos dias 24 e 25 de março, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), ocasião em que houve extenso debate sobre assuntos importantes do setor, cujos resultados serão encaminhados ao Fórum Nacional e à Aneel.

 Entre os temas abordados destacam-se as mudanças nas condições gerais de fornecimento de energia, conforme resolução da Aneel, o alto custo das tarifas, a nova regulamentação dos conselhos de consumidores e a apresentação das propostas e sugestões dos conselheiros.

 Segundo o Presidente do Conselho de Consumidores da CEEE-D, Luciano de Azevedo Peixoto, “a nova resolução que rege sobre os conselhos será uma ferramenta fundamental para ampliar e melhorar, ainda mais, a relação entre a sociedade e as empresas concessionárias”. Peixoto reiterou também a importância da oportunidade para promover a discussão e avaliação dos motivos que derivam os altos custos das tarifas de energia elétrica.

 Para o superintendente de Mediação Administrativa Setorial da Aneel (SMA), Alex Sandro Feil, o evento constitui-se de grande importância, pois permite uma maior proximidade entre a Agência e os conselhos de consumidores. Trata-se de uma troca de ideias e interesses comuns, afirma o dirigente. “É aprimoramento das relações, que permite compartilhar experiências entre os conselhos e, também, entre a Aneel e os conselhos”, concluiu.
Como resultado do evento, ficou definido que as propostas dos Conselhos de Consumidores do RS para a revisão da Resolução ANEEL 138 serão levadas ao Fórum Nacional e encaminhadas à SMA/Aneel. Além disso, foi sugerida a realização de um encontro entre os Conselhos da Região Sul do Brasil (RS, SC, PR), através de um encontro específico, cuja viabilidade será analisada.  
O próximo Fórum Estadual dos Conselhos de Consumidores será realizado no município de Ijuí, nos dias 13 e 14 de outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário