segunda-feira, 28 de março de 2011

Crianças contataram com as diversidades culturais do bairro Bom Fim

Crianças ouviram muitas histórias dos moradores


O Cidade das Crianças promoveu no último sábado, 26, no período da tarde, mais uma etapa de interatividade entre as crianças e a comunidade do Bom Fim. Mesmo com tempo feio, onde uma chuva fina insistia em cair, os participantes passearam pelas ruas do bairro, conversando com moradores, comerciantes, lojistas, feirantes, entre outros. As crianças ouviram muitas histórias sobre a origem do nome do bairro e puderam realizar muitas fotografias daquela região, que reúne comércio, clubes, associações, teatros, livrarias, vida noturna intensa. A diversidade cultural é significativa no Bom Fim.

Para o próximo sábado, 2 de abril, o Cidade das Crianças estará reunido, no CCCEV, para escolher e definir o material fotográfico obtido, que integrará a exposição Bom Fim, um Bairro, muitas histórias, que está aberta à visitação desde o mês de dezembro de 2010 e permanece até o dia 01 de julho de 2011, no Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A exposição visa resgatar a história de um dos principais bairros de Porto Alegre.

Na história do Bom Fim existe o registro de que este bairro acolheu desde os negros vindos da África, que depois de libertos, por lá se estabeleceram, até imigrantes europeus, dentre eles os italianos, alemães e judeus.

Cidade das Crianças – Olhares das crianças sobre a cidade de Porto Alegre: Atividades artísticas e lúdicas abertas a crianças de 4 a 11 anos; Sábados, das 15h30 às 17h30, no CCCEV. Equipe: Ana Marta Meira (coordenação), Cecília Dutra, Filipe Furlan, Tábita Wittmann, Gilvânia Pontes, João Paulo Borges, Júlia Soares e colaboração de Gabriela Bon. Parceria: CCCEV Apoio: Projeto Monumenta, Fundarte, Zapata Filmes e Bamboletras. Pagamento mensal: Doação de um livro para a Biblioteca O Continente/CCCEV. Maiores informações disponíveis em: http://www.cccev.com.br/

Perfil profissional:

Ana Marta Meira – Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia Social e Institucional/Ufrgs, Doutora em Educação/UFRGS, integrante do Gearte/Ufrgs. Coordenadora do Projeto Cidade das Crianças, colaboradora do Portal Cultura Infância.

Cecília Dutra – Artista, Graduada em Artes Visuais/Ufpel, Especialista em Artes Visuais/Fotografia/Feevale.

Filipe Furlan – Psicólogo/Ufrgs, Residente em Saúde Coletiva/GHC/RS, Residente na Rede de Saúde Municipal de Cachoeirinha.

Tábita Wittmann – Graduada e Mestranda em Letras/Português e Literaturas de Língua Portuguesa/Ufrgs Professora de Língua Portuguesa do Projovem Urbano.

Gilvânia Maurício Pontes – Graduada em Pedagogia/UFRN, Mestre em Educação/UFRN, Doutoranda em Educação/UFRGS, integrante do Paidéia/RN e do Gearte/Ufrgs

João Paulo Borges - Estudante de Graduação em Psicologia/Ufrgs, Estágio Básico de Psicologia/Ufrgs

Júlia Soares - Estudante de Graduação em Psicologia/UFRGS, Estágio Básico de Psicologia/Ufrgs

Colaboradora: Gabriela Bon – Graduada em Artes Plásticas/História, Teoria e Crítica de Arte/Ufrgs, Especialista em Museologia e Patrimônio Cultural/Ufrgs, Mestranda em Educação/Ufrgs, integrou o Projeto Educativo da Fundação Bienal do Mercosul, integrante do Gearte/Ufrgs.

Texto e foto de Paulo Camargo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário