Durante um mês, apreciadores da arte terão a oportunidade de visitar obras que valorizam a força da cor e a liberdade do gesto do artista plástico Vinicio Giacomelli
Uma percepção particular do universo da matéria e energia, transportada à tela em forma de diálogo entre as cores, é a proposição das criações do artista plástico que assina autoria da exposição Matéria Colorida. Formado em pintura pelo Instituto de Artes da UFRGS, Vinício Giacomelli conta “que o estudo das rochas, dos cristais e dos fenômenos naturais que envolvem o magma revelam uma poética visual traduzida em pintura”.
Conforme Círio Simon, doutor em História da Arte e professor da UFRGS, “a essência da sua obra nos remete às ressonâncias reveladas pela força da matéria e da cor, criando um conceito infinito de conhecimento”, observa . Para ele, o pensamento pode fluir livre de qualquer figura legível e ao mesmo tempo criar espaço para aquilo que a cor possui de mais universal.
Complementando a visão de Simon, o professor e pesquisador do Instituto de Artes da UFRGS, Alberto Semeler aduz a obra de Giacomelli aos mais recentes estudos da neuroestética: “a cor e a forma são um tipo de conhecimento produzida por funções complexas do córtex visual. Da observação de fenômenos geológicos, Giacomelli vem juntar-se a artistas que retomam algumas questões da arte enquanto experiência e sensação visual, refazendo a arqueologia do processo pictórico”, define Semeler.
A exposição terá 12 telas em dimensões distintas e ficará na sala Memorial Erico Verissimo, situada no 3° andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), de 27 de outubro a 27 de novembro, com entrada gratuita.
O quê: exposição Matéria Colorida
Quando: de 27 de outubro a 27 de novembro
Onde: sala Memorial Erico Verissimo, 3° andar do CCCEV, localizado à Rua dos Andradas 1223 – Centro Histórico.
Quanto: entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário