sexta-feira, 28 de maio de 2010

Exposição Viagem ao Centro da Luz será complementada por painéis sobre a história da iluminação

São 14 novos painéis que detalharão o desenvolvimento de Porto Alegre e poderão ser conferidos a partir de 1º de junho, no CCCEV. O material engloba curiosidades sobre as transformações da Capital ao longo dos anos

A exposição sensorial de percurso Viagem ao Centro da Luz, que aborda os 180 anos de história da iluminação pública e dos costumes do bairro mais antigo de Porto Alegre, o Centro Histórico, será complementada, a partir de 1º de junho, por 14 painéis que tratam das peculiaridades do trajeto. Sediada no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), a ampliação detalhará mais o desenvolvimento da capital, além de subsidiar os trabalhos realizados por escolas visitantes e de ajudar a sanar as dúvidas mais corriqueiras dos participantes. Em um dos painéis, o visitante será informado sobre o que significa expressão Força e Luz, que aparece na fachada do prédio onde está localizado o CCCEV e o Mergs e também deu nome a um extinto clube de futebol porto-alegrense, o Grêmio Esportivo Força e Luz.

Os painéis seguem uma linha cronológica de fases da iluminação pública de Porto Alegre, com enfoque nos diversos nomes assumidos pela cidade e as diferentes fontes de iluminação utilizadas no decorrer do tempo, a exemplo dos primeiros luminosos a óleo de baleia ou peixe, da iluminação a querosene e a gás – inicialmente, transportados em reservatório e, posteriormente, por gás encanado. Os painéis também esclarecem a confusão quanto ao fornecimento de gás para a iluminação e contemplam as diferentes fases do serviço de fornecimento de eletricidade: as usinas Fiat Luz, Força e Luz e Usina Municipal, passando pela Companhia de Energia Elétrica Rio-grandense (Ceerg), o sistema Nova Lux e a criação da CEEE.

Foram dedicados meses de pesquisas para a confecção dos painéis, o que envolveu uma extensa bibliografia, englobando mais de uma centena de periódicos e revistas, 63 livros e, ainda, contribuições dos museus Joaquim José Felizardo e de Comunicação Hipólito José da Costa, do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moisés Velhinho e dos acervos fotográficos do médico Ronaldo Marcos Bastos e do Mergs. Com a venda da sede do prédio Força e Luz, boa parte do que restou do acervo foi doado ao Museu da Eletricidade do Rio Grande do Sul. Será a primeira vez que o acervo será exibido em uma exposição. Cada itinerário monitorado de Viagem ao Centro da Luz comporta um grupo de até 12 visitantes. O público excedente deve retirar senhas no local para acompanhar o próximo contingente da visita guiada. É possível, ainda, agendar visitas para escolas e grupos de visitantes, pelo telefone (51) 3221-6872 ou pelos e-mails museu@ceee.com.br e cultural@ceee.com.br. O CCCEV está localizado na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico, e o horário de visitação é de terças a sextas-feiras, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h. A entrada é franca.

Saiba mais

Patrocinada pelo Grupo CEEE, a Exposição Viagem ao Centro da Luz poderá ser conferida no CCCEV até o dia 31 de julho. Nela, o visitante é conduzido por quase dois séculos da história da Capital, o que abrange, além da iluminação e da eletricidade, os costumes, a estética, a cultura, a literatura e a publicidade, somados a locuções de rádio e músicas característicos de cada período histórico. No decorrer do trajeto, cada época é ilustrada com cenário, sons e iluminação fidedignos à ordem cronológica enfocada, o que possibilita a sensação de pertencimento à cada era do desenvolvimento urbano de Porto Alegre.

Uma das atrações é a réplica do primeiro luminoso publicitário da Capital, o Força e Luz, que data de 1929 e foi destaque na edição de 2 de maio daquele ano, do jornal A Federação. “O annuncio luminoso “Força e Luz”, inaugurado antehontem, é constituído por 969 lampadas de cores branco, verde e encarnado, as quaes accendem e apagam continuamente, pelo systema corrido. Foi elle confeccionado no Rio de Janeiro, pela firma Burren & Cia., com material exclusivamente nacional, inclusive as lampadas, que são da fabrica Edison Mazda”, conforme trecho da notícia veiculada à época.

O que: exposição sensorial de percurso Viagem ao Centro da Luz.
Quando: até 31 de julho.
Quanto: entrada franca.
Onde: 2º andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico.
Patrocínio: Grupo CEEE.
Realização: CCCEV.
Obs.: cada itinerário monitorado comportará um grupo de até 12 visitantes. O público excedente deverá retirar senhas no local para acompanhar a visita guiada. É possível, ainda, agendar o passeio para escolas e grupos pelo telefone (51) 3221-6872 e pelo e-mail museu@ceee.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário