sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Iconografia Sul-Riograndense de Plínio Bernhardt

O Auditório Barbosa Lessa, do CCCEV, esteve lotado no dia 10 de dezembro, quando ocorreu o lançamento do livro Iconografia Sul-Riograndense de Plínio Bernhardt, com impressão patrocinada pelo Grupo CEEE e realizado pela equipe de produção do projeto e pelo CCCEV. Com 80 imagens selecionadas, sendo a maioria delas inéditas, a obra de 72 páginas engloba o acervo de 110 trabalhos do artista, exposto no CCCEV em meados deste ano, composto por obras que versam sobre a cultura e a história do Rio Grande do Sul, as paisagens regionais, edificações de valor histórico e arquitetônico, as missões de São Miguel e a arte sacra – temas constantes em seu acervo. A obra presta uma homenagem, portanto, a este pintor, gravador, desenhista e professor que dedicou mais de 60 anos de sua vida a divulgar o Estado através da arte. No dia do lançamento, houve seminário sobre a obra com os curadores do projeto e os autores convidados - todos do círculo de amizades de Plínio - e os inscritos receberam exemplares gratuitos e certificados de participação.

Os curadores do projeto, que inclui, até o momento, duas exposições e o lançamento do livro, são os artistas plásticos graduados pelo Instituto de Artes da UFRGS, Vinício Giacomelli e Círio Simon. A coordenadora geral é a viúva de Plínio, a museóloga Yvonne Bernhardt. Amparado em uma extensa pesquisa do arquivo documental de Plínio, Giacomelli cuidou da seleção das obras, museografia e elaboração dos textos. Círio Simon debruçou-se sobre textos mais filosóficos acerca do artista. Entre os convidados a escrever estão a jornalista e museóloga Teniza Spinelli, cujo texto aborda a mostra Iconografia Sul-Riograndense, realizada no CCCEV, e o historiador Sérgio da Costa Franco.
“Plínio deixou como legado um amplo acervo e também manteve valores humanistas a respeito da arte. Além disso, demonstrou um profundo respeito pela memória cultural e histórica do Rio Grande do Sul e uma preocupação com a identidade regional”. (Vinício Giacomelli, artista plástico e um dos curadores do projeto)
Após a exposição no CCCEV, Yvonne, Giacomelli e Simon organizaram no mês de outubro uma exposição no hall do Tribunal Regional do Trabalho 4ª Região (TRT4), com o tema Iconografia Brasileira. A terceira etapa do projeto será uma exposição no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), intitulada Poéticas Visuais. A escolha não poderia ser mais apropriada, pois além de ter sido professor de desenho da figura humana, até o final de sua carreira, no Margs, exerceu ainda o cargo de diretor da instituição no ano de 1974 e foi um dos responsáveis por sua consolidação e transferência definitiva para a atual sede na Delegacia Fiscal do Estado, localizada na Praça da Alfândega. Para Vinício Giacomelli, participar de um projeto deste porte, que resgata a produção de um artista que produziu intensamente ao longo de 60 anos, é uma oportunidade única em sua carreira profissional e que possibilita o conhecimento e o aprendizado com um mestre da pintura.



Imagem de Travessa dos Venezianos.
Óleo sobre tela, 50x70cm, assinada, 1994, coleção particular. Crédito: Fernando Zago/Studio Z.

Nenhum comentário:

Postar um comentário