quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Grupo Nação Periférica irá apresentar o show Africanação no CCCEV

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) será palco, às 20h do dia 7 de dezembro, do espetáculo musical Africanação: conversas musicais entre o Rio Grande e a África, resultado de um trabalho realizado em 2009 pelo coletivo artístico Nação Periférica, através da OSC Educativa, com jovens do bairro Tijuca, no município de Alvorada. Com foco na música e na cultura afro gaúcha, Africanação reúne professores e alunos no palco, em um show onde a percussão é o tema central. O Nação Periférica tem o objetivo de propor a inclusão social de crianças e adolescentes de Alvorada, trabalhando a multiplicação de conhecimentos de percussão, canto, violino, violoncelo, sopros (flauta doce, trompete e saxofone) e teoria musical. O projeto visa à construção de um mundo mais igual na diferença, diversificado, criativo e receptivo às novidades. O espetáculo será sediado no Auditório Barbosa Lessa, no 4º andar do CCCEV. A entrada é franca. Estão confirmadas as participações especiais de Giba Giba, Pingo, Richard Serraria, Felipe Narciso, Kako Xavier, Mario Duleodato (Maçambique) e Roger Canal.

O show Africanação teve a participação ativa dos jovens no processo de criação e produção. Essa era a idéia inicial do Nação Periférica, que chamou artistas para ministrar workshops de criação em Alvorada. A exemplo de Pingo (filho do mestre Borel da Restinga), Gilmar do grupo de maracatu Estrela do Igarassú, Brinco - mestre de bateria da Imperadores do Samba - e o artista gráfico Trampo, que ministrou uma oficina de grafiti e cenografia. A direção geral e a coordenação do projeto são de Felipe Gue Martini e Nisiane Franklin assina a produção. O projeto é realizado em parceria com a Rede Parceria Social, da Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, a Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI) e Wal-Mart. O evento é uma realização da Educativa e conta com o apoio do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e da Soul.



Em outubro, o Nação Periférica mostrou em Alvorada o projeto Som da Periferia,
o qual incluiu shows e oficinas de música. Crédito das fotos: Felipe Gue Martini.



Saiba mais

Cerca de 50 alunos entre sete e 19 anos integram o Nação Periférica, que realiza apresentações em Alvorada, Gravataí e Porto Alegre. A atração principal do Nação é a percussão com djambês, maracanãs, atabaques, caixas e repiniques. O grupo executa ritmos como baião, funk, maracatu e axé, entre muitos outros. Em outubro, o grupo mostrou em Alvorada o projeto Som da Periferia, em um dia inteiro de atividades, que incluíram shows e oficinas de música. O tema “África” surgiu no edital de um dos parceiros do Nação, a FECI, que solicitou projetos com ênfase no resgate da cultura afro rio-grandense. A execução do projeto é da Educativa, uma organização da sociedade civil sediada em Alvorada que trabalha desde sua fundação com projetos essencialmente educativos em escolas da rede pública. Informações adicionais são obtidas nos sites www.myspace.com/nacaoperiferica e www.educativars.blogspot.com

Ficha técnica de Africanação
Direção musical: Angelo Primon
Coordenação do projeto: Felipe Gue Martini
Produção: Nisiane Franklin.
Cenografia: Trampo.

O que: espetáculo Africanação.
Quando: 7 de dezembro, às 20h.
Onde: Auditório Barbosa Lessa, no 4º andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, localizado à Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico.
Quanto: entrada franca.
Realização: Educativa
Apoio: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e SOUL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário