quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Festival Internacional de Dança Mesa Verde


Divulgar o talento de companhias nacionais e internacionais de dança e abrir um espaço de troca de experiências sobre esta expressão cênica, de modo a valorizar sua disseminação pelo Rio Grande do Sul, é a proposta da primeira edição do Festival Internacional de Dança Mesa Verde, projeto patrocinado pelo Grupo CEEE que ocorre de 15 a 22 de novembro. Durante uma semana, as ruas, centros culturais e teatros de Porto Alegre serão palco dos espetáculos de 13 grupos de dança e de uma série de atividades paralelas relacionadas ao tema. O festival engloba palestras com renomados coreógrafos e possibilita aos participantes uma oportunidade singular de aprendizado sobre a dança e o teatro em oficinas e workshops. A programação, em grande parte gratuita, ainda inclui uma mostra fotográfica de artistas alemães, cujo tema é a dança e o movimento. O Festival Mesa Verde é realizado pela Associação Cultural CENA21 e recebe o apoio do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) e do Goethe-Institut Porto Alegre, entre outros.

O Festival Mesa Verde terá início no dia 15 de novembro, com a performance Calle 4, do grupo espanhol Cia. Provizional Danza, que irá acontecer no pátio da Usina do Gasômetro. A proposta artística desta performance, a qual envolve intérpretes e público, é a de expressar a palavra através do gesto, do objeto e da ação, criando tensão e expectativa, com base nas emoções e no uso da repetição para a transformação do movimento. Além deste local e do Theatro São Pedro, o festival irá passar pelo CCCEV e Teatro do CIEEE, entre outros locais, além de logradouros da cidade, onde os transeuntes poderão admirar uma série de performances no espaço urbano. No CCCEV, a programação terá início no próximo dia 16, com a palestra A Tanztheatralidade (Re) Visitada, a qual será ministrada pela coreógrafa e professora-colaboradora do Instituto de Artes da Unicamp, Sayonara Pereira.

No Centro Cultural CEEE Erico Verissimo e no Teatro do Museu do Trabalho os espetáculos serão gratuitos, com distribuição de senhas nos locais duas horas antes das apresentações. As performances urbanas têm entrada franca. A programação completa do Festival Internacional de Dança Mesa Verde pode ser conferida no site www.festivalmesaverde.com.br Informações adicionais são obtidas nos telefones (51) 3363-1125, (51) 3019-5089 e (51) 8187-8110 ou através do e-mail contato@festivalmesaverde.com.br

A concepção do festival

Com nome em alusão à obra A Mesa Verde, a criação mais conhecida do coreógrafo alemão Kurt Jooss (1901-1979), que consiste em uma sátira das conferências diplomáticas e de guerra, o festival surgiu do desejo de intercâmbio de um núcleo formado por artistas, professores de artes cênicas e diferentes profissionais ligados à área cultural, que se organizou na Associação Cultural CENA21. A intenção é tornar o Mesa Verde um encontro bienal com ênfase na dança teatral, porém aberto a variadas manifestações estéticas da dança contemporânea. Com proposta inovadora no Rio Grande do Sul, o festival irá contemplar tanto o intercâmbio e o diálogo sobre os processos artísticos das companhias convidadas, abertas aos profissionais e estudantes de dança, quanto o público em geral, ávido pelas emoções vivenciadas em criativos e inéditos espetáculos.

De acordo com a coreógrafa, diretora do Grupo GEDA e participante da CENA21, Maria Waleska Van Helden, a importância do Mesa Verde está em trazer um pedaço da cena contermporanea de dança ao Brasil, com ênfase na dança-teatro. “O patrocínio do Grupo CEEE, somado à iniciativa de nossa associação cultural, foi fundamental para a concretização deste evento. Somos um grupo de artistas que visa à construção das oportunidades de intercâmbio nos âmbitos nacional e internacional”, define Waleska. Fundada em abril de 2008, em Porto Alegre, a CENA21 é formada por artistas, professores de artes cênicas e diferentes profissionais ligados à área cultural que, em uma gestão cooperativa, sem fins-lucrativos, busca promover e manter espaço cultural permanente dirigido às artes cênicas.

O evento irá reunir grupos de dança brasileiros, a exemplo das companhias Ana Vitória, do Rio de Janeiro; Borelli de Dança, de São Paulo, e GEDA, de Porto Alegre, e internacionais, como a Danza-Teatro Retazos (Cuba) e Leticia Mazur (Argentina). Um dos destaques da programação é a companhia berlinense Susanne Linke, conhecida por associar em seu trabalho a herança da dança expressionista alemã do período entre-guerras à dança-teatro contemporânea alemã, que irá se apresentar no Theatro São Pedro com o espetáculo Solo Evening with Solos. A apresentação é dividida em quatro solos, sendo que um deles, intitulado Wandlung, com trilha sonora de Franz Schubert, é dedicado à bailarina e coreógrafa Mary Wigman (1886-1973), uma das principais representantes da corrente expressionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário