segunda-feira, 7 de maio de 2012

Quarta Tem Sarau no Quarto e a homenagem à Itália


O Coliseu - em Roma 
O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) promove na noite da próxima quarta-feira, dia 09 de maio, às 19h, o já tradicional Quarta Tem Sarau no Quarto - Sentimentos de Mundo, coordenado pela poetisa Daniela Damaris. Em sua 4ª edição, o sarau presta homenagem à Itália, representada pela poesia de Eugenio Montale – Nobel de Literatura no ano de 1975. O convidado para um bate-papo será o poeta Cesar Roberto Brixner. Participação especial da escritora e cantora Angélica Rizzi, que fará intervenções musicais com canções em italiano. O evento é realizado na sala O Retrato, 4º andar, na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre. A entrada é franca. Informações no telefone (51)3226.7974.

Eugenio Montale
Eugenio Montale – Nasceu em Gênova, Itália, no dia 12 de outubro de 1896 e faleceu no dia 12 de setembro de 1981. Foi poeta, prosador, jornalista e tradutor, ligado aos chamados “poetas herméticos”. No início de sua vida deixou os estudos normais para se dedicar ao canto. A morte de seu professor, o barítono Ernesto Sivori, na primeira guerra mundial, fez com que o autor se voltasse para a literatura. Tornou-se, assim, um  grande mestre da literatura italiana da segunda metade do século XX. Em 1925, publicou sua primeira coletânea de Poesias, "Ossi di seppia", que logo constituiu-se num dos clássicos da poesia italiana contemporânea.  "Le occasioni" foi publicado em 1939. Durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943, publicou "Finisterre", uma coleção que, posteriormente,  serviu de referência para  "La bufera e altro", publicado em 1956. "La farfalla di Dinard" teve seu lançamento em 1956 com 96 paginas. As edições seguintes foram acrescidas de novos poemas até alcançar, na de 1960, 273 poemas.
Cesar Brixner
Sobre Cesar Roberto Brixner – Poeta e escritor de Arroio do Tigre. Autor do livro Conta-Gotas, lançado em dezembro de 2009, que apresenta textos que falam da natureza, da cidade, do amor, do ofício do poeta, de política, entre outros. Brixner é admirador da leitura e da escrita desde os seis anos de idade.  Membro da Academia Centro Serra de Letras, entidade fundada em 2009 que congrega escritores da região. Participa também do Conselho Municipal de Cultura de Sobradinho.
Daniela Damaris
Sobre Daniela Damaris – Nasceu em Agudo. Reside em Porto Alegre. Formada em Letras – Português e Literatura, e mestranda do curso de Teoria da Literatura da PUCRS, onde se dedica à pesquisa e análise da obra do poeta Élvio Vargas. Professora na área de Letras (português, literatura, inglês, redação). É poetisa, autora de Lótus (Alcance, 2010), Cais de Cítara (Pradense, 2011) e participa das antologias 2ºs Jogos Florais do Século XXI (aBrace, 2010) e VI Prêmio Valdeck Almeida de Jesus de Poesia (Bahia, 2011). Foi premiada com menção honrosa com o poema Soturna Conjuntura (Montevidéu, 2010), primeiro lugar com Monólogo (Petrópolis, RJ, 2010), quarto lugar com Soutache e Papiros (São Paulo, 2011) e classificação com Dueto Urbano (Bahia, 2011). Possui o blog www.artedepoetizar.blogspot.com.br, em que partilha poemas inéditos de sua autoria, apreciações de suas leituras e atividades culturais. 
Interessados poderão adquirir, no local, CDs e livros dos convidados

Um comentário: