terça-feira, 22 de março de 2011

Crianças fazem registros fotográficos do bairro Bom Fim

CO projeto Cidade das Crianças, iniciativa desenvolvida no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), com a coordenação da psicóloga Ana Marta Meira, promoveu no último sábado,19, a realização das primeiras fotografias para a exposição Olhares das crianças sobre o bairro Bom Fim. A atividade proposta às crianças integrará a exposição Bom Fim Um Bairro Muita Histórias, organizada pelo Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e prevista para ocorrer em maio de 2011.

As crianças registraram através de fotografias os momentos, os locais e as pessoas que compuseram as  paisagens do trajeto que percorreram pelo centro de Porto Alegre e, principalmente, no Bom Fim. E tudo isso num clima  alegre  e com muitas brincadeiras. No encerramento do encontro, no local onde funciona a Feira Modelo do bairro, as crianças desenharam os caminhos que haviam percorrido a pé.
O professor do Propur - Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Ufrgs e urbanista, João Rovati, caminhou junto com as crianças e fez muitos relatos sobre prédios que contam a história da cidade. Em um café do Bom Fim, houve um encontro com crianças que lá aguardavam a equipe que partiu do CCCEV.
A Cidade das Crianças realiza fotografias do bairro Bom Fim através de um processo de criação coletivo. Para o próximo sábado, 26,às 15h30min., o encontro das crianças está combinado para a  rua Santo Antonio com Vasco da Gama, local em que acontece a tradicional Feira Modelo.
Laura queria saber como chegar no bairro Bom Fim

Cidade das Crianças – Olhares das crianças sobre a cidade de Porto Alegre; Atividades artísticas e lúdicas abertas a crianças de 4 a 11 anos; Sábados, das 15h30 às 17h30, no CCCEV. Equipe: Ana Marta Meira (coordenação), Cecília Dutra, Filipe Furlan, Tábita Wittmann, Gilvânia Pontes, João Paulo Borges, Júlia Soares e colaboração de Gabriela Bon. Parceria: CCCEV Apoio: Projeto Monumenta, Fundarte, Zapata Filmes e Bamboletras. Pagamento mensal: Doação de um livro para a Biblioteca O Continente/CCCEV. Maiores informações disponíveis em: http://www.cccev.com.br/

Projeto Cidade das Crianças
Equipe:
Ana Marta Meira – Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia Social e Institucional/Ufrgs, Doutora em Educação/UFRGS, integrante do Gearte/Ufrgs. Coordenadora do Projeto Cidade das Crianças, colaboradora do Portal Cultura Infância.
Cecília Dutra – Artista, Graduada em Artes Visuais/Ufpel, Especialista em Artes Visuais/Fotografia/Feevale.
Filipe Furlan – Psicólogo/Ufrgs, Residente em Saúde Coletiva/GHC/RS, Residente na Rede de Saúde Municipal de Cachoeirinha.
Tábita Wittmann – Graduada e Mestranda em Letras/Português e Literaturas de Língua Portuguesa/Ufrgs  Professora de Língua Portuguesa do Projovem Urbano.
Gilvânia Maurício Pontes – Graduada em Pedagogia/UFRN, Mestre em Educação/UFRN, Doutoranda em Educação/UFRGS, integrante do Paidéia/RN e do Gearte/Ufrgs
João Paulo Borges - Estudante de Graduação em Psicologia/Ufrgs, Estágio Básico de Psicologia/Ufrgs
Júlia Soares - Estudante de Graduação em Psicologia/UFRGS, Estágio Básico de Psicologia/Ufrgs
Colaboradora: Gabriela Bon – Graduada em Artes Plásticas/História, Teoria e Crítica de Arte/Ufrgs, Especialista em Museologia e Patrimônio Cultural/Ufrgs, Mestranda em Educação/Ufrgs, integrou o Projeto Educativo da Fundação Bienal do Mercosul, integrante do Gearte/Ufrgs.

As fotografias foram realizadas pelas crianças integrantes do projeto em seus encontros semanais, aos sábados à tarde. As caminhadas pelo bairro Bom Fim foram o campo de trabalho durante o mês de março de 2001.

Parceria:
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

Apoio:
Projeto Monumenta, Fundarte, Zapata Filmes e Bamboletras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário