sábado, 24 de março de 2012

Começou a contação de histórias no CCCEV

Chines presentes no primeiro encontro 
Teve início na sexta-feira, dia 23 de março, o curso de Contação de Histórias para Estrangeiros, elaborado e ministrado pelas professoras Bruna Morelo e Camila Dilli. Este curso integra o Programa de Português para Estrangeiros da UFRGS que, em parceria com o Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo, realiza a sua terceira edição.

Camila
Os integrantes do grupo são estudantes vindos da China, Coreia e México que trazem em suas memórias histórias de seus países e que no curso têm a oportunidade de reencontrá-las e reinventá-las com o público brasileiro. Pelo contato com a performance das histórias nos encontros do grupo, é feita a reflexão sobre aspectos da cultura brasileira e da cultura das comunidades dos próprios alunos-narradores.

Bruna
O curso promove um espaço para o popular, para a imaginação e para o lúdico no momento da contação, de estudo e dos ensaios. Os encontros acontecerão semanalmente no CCCEV, até julho de 2012, com a participação de diversos artistas convidados, da dança, teatro e narradores orais, como Tatiana Mielczarski, José Peixoto Coelho de Souza, André de Assis e Iv Sahala.

Ao final do curso, acontecerão rodas de contação de histórias. Serão também realizados ensaios abertos a todos os visitantes do CCCEV. interessados em apreciar o processo de desenvolvimento e criação destes novos narradores em português e em participar de conversas sobre as histórias contadas, sobre o próprio contar e sobre aspectos culturais da China, Coreia, México e Brasil.
A divulgação da programação aberta será realizada por meio das páginas do CCCEV (blog, twitter e facebook).

Sobre Camila Dilli e Bruna Morelo - Licenciadas em Letras e mestrandas em Linguística Aplicada (UFRGS). Participaram do grupo Quem Conta um Conto de contadores de história da UFRGS, ganhador do prêmio Açorianos de 2007, na categoria Destaque em Projeto de Incentivo à Leitura e Divulgação da Leitura e da Literatura. Lecionam português para estrangeiros na UFRGS e idealizaram e desenvolveram juntas os cursos de Contação de Histórias para Estrangeiros e de Inglês para Estudantes Indígenas, ambos ações de extensão da UFRGS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário