terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Aldyr Schlee ganha Prêmio Açorianos de Literatura 2011 e lança livros no CCCEV



Vencedor da 18ª edição do Prêmio Açorianos de Literatura 2011, categoria Narrativa Longa, com o romance Don Frutos, da editora ardotempo, o escritor e jornalista Aldyr Garcia Schlee estará lançando, nesta semana, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), quatro livros de sua autoria. O evento ocorre na próxima quinta-feira, dia 15 de dezembro, às 19h30min, no auditório Barbosa Lessa, 4º andar, na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre.

Com larga experiência no cenário literário e artístico, Schlee construiu uma trajetória profissional que tem lhe proporcionado reconhecimento no cenário regional, nacional e, também, internacional.

Na oportunidade, Aldyr Schlee reúne para um bate-papo sobre o romance Don Frutos, Paulo José Miranda e Pedro Gonzaga sobre o romance Don Frutos, que já havia recebido o Prêmio Fato Literário 2010.

Os livros que serão lançados, edições ardotempo, são os seguintes: Contos de futebol (reedição 2011); Contos de Verdades (reedição 2011) - Prêmio Açorianos de Literatura, 2001 – ambos com capa de Gilberto Perin; Uma terra só (reedição 2011) - Prêmio II Bienal Nacional de Literatura 1984 – capa de Marcelo Freda Soares; Dom Segundo Sombra, de Ricardo Güiraldes - Tradução Aldyr Garcia Schlee (notas e elucidário) - Edição Comemorativa (2011), com capa de Leonid Streliaev.

A atração musical da noite ficará por conta do Trio Chico, com Andrea Cavalheiro (voz), Pedro Gonzaga (sax e voz) e Rodrigo Rheinheimer (violão), que apresentam em seu repertório composições de Chico Buarque de Holanda.

Sobre Aldyr Garcia Schlee – Um dos contistas e romancistas mais importantes do Brasil na atualidade, que vive de sua literatura. Gaúcho de Jaguarão, é também tradutor, desenhista e professor universitário. As suas especialidades são a criação literária, a literatura uruguaia e gaúcha, a identidade cultural e as relações fronteiriças. Doutor em Ciências Humanas publicou vários livros de contos e participou de antologias, de contos e de ensaios. Traduziu a importante obra "Facundo", do escritor argentino Domingos Sarmiento e fez a edição crítica da obra de João Simões Lopes Neto. Fundou o jornal Gazeta Pelotense e a Faculdade de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas, além de possuir significativa produção literária. Criou o uniforme verde e amarelo da seleção brasileira de futebol, mais conhecido como Camisa Canarinho. Recebeu duas vezes o prêmio da Bienal Nestlé de Literatura Brasileira. Na edição de 2011, torna-se seis vezes premiado com o Prêmio Açorianos de Literatura.


Confira os vencedores do Prêmio Açorianos 2011. A cerimônia de premiação ocorreu dia 12 de dezembro, no Teatro Renascença.

Livro do Ano

DIÁFANA
Autor: Celso Sisto
Editora Scipione
Prêmio Açorianos de Criação Literária/Narrativa Longa
POR QUE OS PONCHOS SÃO NEGROS
Roberto Schaan Ferreira
Ensaio de Literatura e Humanidades
Ó MEUS AMIGOS, NÃO HÁ AMIGOS
Organizadoras: Suzana Albornoz e Eunice Piazza Gai
Editora Movimento
Especial
COOJORNAL - UM JORNAL DE JORNALISTAS SOB O REGIME MILITAR
Autores: Rafael Guimaraens, Ayrton Centeno e Elmar Bones
Editora Libretos
Narrativa Longa
DON FRUTOS
Autor: Aldyr Garcia Schlee
Editora ARdoTEmpo
Poesia
CALENDÁRIO
Autor: André Dick
Oficina Raquel
Crônica
BAILARINA SEM BREU
Autora: Mariana Bertolucci
Editora Libretos
Conto
DAIMON JUNTO À PORTA
Autor: Nelson Rego
Editora Dublinense
Infanto-Juvenil
SUPER
Autor: Marcelo Carneiro da Cunha
Editora Record
Livro Infantil
DIÁFANA
Autor: Celso Sisto
Editora Scipione
Projeto Gráfico
40 MICROCONTOS EXPERIMENTAIS 
Autor: Airton Cattani - Projeto Gráfico: Airton Cattani 
Marcavisual
Capa
QUERO SER REGINALDO PUJOL FILHO
Autor: Reginaldo Pujol Filho - Capa: Samir Machado de Machado
Não Editora
Destaques
BANCO DE LIVROS, da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais – FIERGS
SÉRIE AUTORES GAÚCHOS, da Radiofam - Famecos/PUCRS



Nenhum comentário:

Postar um comentário