quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Cidade das Crianças vai à Feira do Livro de Porto Alegre


Ana Marta e as crianças preparando o material
Foto: Carolina da  Luz

O projeto Cidade das Crianças e seus olhares sobre Porto Alegre: entre sombras, traços e brincadeiras estará no Largo da Escrita, Ala Infantil da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, no Cais do Porto, dia 13 de novembro, das 14 às 20h.

As atividades estarão abertas para crianças visitantes, que serão convidadas a realizar a criação coletiva de uma cidade, a partir de seus olhares infantis. Brincadeiras tradicionais, livros, desenhos e fotografias integram as ações propostas pelo projeto.


A ala feminina será presença certa na Feira do Livro
Foto: Paulo Camargo

O Cidade das Crianças desenvolve atividades artísticas e lúdicas para crianças de 4 a 11 anos. Realizado semanalmente, aos sábados, das 15h30min. às 17h30min, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), localizado na Rua dos Andradas, 1223, em Porto Alegre.  

Processos de criação coletiva entre as crianças são elaborados através de teatro de sombras, desenhos, histórias, fotografias, filmagens, brincadeiras tradicionais, literatura, passeios e participação em eventos culturais no Centro Histórico da capital, entre esses está a Feira do Livro de Porto Alegre.


Foto: Carolina da Luz
Foto: Carolina da Luz












Equipe: Ana Marta Meira - Coordenação do projeto. Psicóloga; Psicanalista; Mestre em   Psicologia Social e Institucional/Ufrgs; Doutora em Educação/Ufrgs; Colaboradora do Portal Cultura Infância; Professora convidada no Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional/Unilasalle; Integrante do Gearte/Ufrgs. Participa do Colegiado Setorial de Artes Visuais do Estado do Rio Grande do Sul.
Tábita Wittmann - Graduada e Mestranda em Letras/Ufrgs. Professora de Português/EJA (2008/2009).
Júlia Parise - Graduada em Arquitetura e Urbanismo/PUC/RS; Trabalho em Obras de Restauração no Centro Histórico de Porto Alegre, entre essas a Praça da Alfândega e a Pinacoteca Municipal Ruben Berta. Estagiária no Projeto Monumenta (2009 a 2011) e IPHAN (2011).
Adriana Ganzer - Graduação em Artes Plásticas/UPF (1993). Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - Unesc (2007); Professora de Artes na Rede Estadual de Educação do RS; Integrante do Gedest/Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação Estética e do GPEI/Grupo de Estudos em Educação Imaginativa.
Gabriela Bon - Colaboradora, Graduação em Artes Plásticas/ História, Teoria e Crítica da Arte/Ufrgs, Especialização em Museologia e Patrimônio Cultural/Ufrgs, Mestranda em Educação/Ufrgs, Integrante da Ação Educativa da Fundação Bienal do Mercosul. Integrante do Gearte/Ufrgs.
Carolina da Luz - Estudante no Curso de Graduação em Comunicação/Jornalismo (2011), Unisinos; Curso de Design na Produção de Livros/Escola de Design (2009), Unisinos; Curso de Fotografia na Cleveland Photographic Society/EUA (2010;2011); Curso de Photoshop/Senai/Artes Gráficas (2011). Editora de Conteúdo na Box Brasil (2011); Estagiária na Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Cultura do RS (2011).
Luisa Gabriela Santos - Estudante de Graduação no Curso de Artes Visuais/Ufrgs; Estagiária no Museu do Trabalho/ Participante na pesquisa Personagens Populares do Centro de Porto Alegre (Instituto Hominus/2009).
Parceria: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – CCCEV. Apoio: Projeto Monumenta, Fundarte, Gearte/Ppgedu/Ufrgs, Zapata Filmes e Bamboletras.





Nenhum comentário:

Postar um comentário