sexta-feira, 25 de março de 2011

CCCEV inaugura exposição de Romulo Lubachesky

Dando sequência aos 120 anos de imigração ucraniana no Brasil, o Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) inaugura a partir de quarta-feira, 30 de março, às 10h, a exposição de fotografias intitulada Pêssankas de Páscoa: tradições e ritos em terras brasileiras, de Romulo Lubachesky. Com visitação gratuita, a mostra permanece até o dia 20 de abril, de terça à sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados das 11h às 18h.

As 20 imagens expostas retratam, de forma minuciosa, o que de mais importante ocorre na semana que antecede a Páscoa dos imigrantes radicados na cidade de Prudentópolis, no Estado do Paraná. Entre os registros do fotógrafo, destaque para a fé e a beleza da Igreja Ortodoxa Ucraniana, o processo de criação das Pêssankas, a simplicidade do povo e da região onde vivem, a organização e os rituais típicos do Leste Europeu. Lubachesky, conta que “a ideia surgiu principalmente pela minha descendência ucraniana".
Romulo costuma dizer que “nas imagens registradas e em toda a relação mantida com as pessoas acabei descobrindo um povo simples, com uma sabedoria pura e profunda sobre a sua forma de viver com serenidade”.

Perfil do artista:
Natural e morador de Cascavel no Paraná, residiu em Porto Alegre-RS por oito anos. É formado em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Trabalha principalmente com modelos e editoriais, mas tem como paixão os documentários fotográficos.
Foi pioneiro no Brasil na obtenção de fotografias infravermelho com câmera fotográfica digital. Ministrou aulas e palestras no Núcleo de Fotografia (Fabico) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Senac-RS, Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), nas escolas de fotografia Imagem e Câmera Viajante.
Publicou vários artigos em revistas especializadas do Brasil e da Europa. Exibiu dezenas de trabalhos em exposições individuais principalmente no Rio Grande do Sul.

O quê: exposição Pêssankas de Páscoa: tradições e ritos em terras brasileiras, de Romulo Lubachesky.
Quando: de 30 de março a 20 de abril.
Onde: sala Memorial Erico Verissimo, 3º andar, Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV), localizado à Rua dos Andradas 1223 – Centro Histórico.
Quanto: Entrada franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário